Portal Interlegis bate recorde de acessos

Portal Interlegis bate recorde de acessos

Implantado em 1997, com objetivo de divulgar e integrar as ações realizadas pelo Legislativo municipal e estadual, o Portal do Interlegis bate recorde de acessos neste mês de agosto de 2004. Na última quarta-feira (25/08), 8 .149 internautas consultaram a página. A média da semana, foi de 7.400 consultas. Ao total, foram contabilizados mais 160 mil acessos neste mês, um crescimento de 48% em relação a agosto de 2003.

Graças ao incremento de novas ferramentas de interação, como o fórum de discussão, os boletins virtuais, os seminários regionais, eventos na sede do Programa, cursos de ensino a distância (EAD) e do crescente número de adesões, o Interlegis integra cada vez mais parlamentares e Casas do País. Mais de 3.500 Casas já aderiram ao Programa, desde sua criação. Somente em agosto de 2004, 15 Câmaras Municipais assinaram o termo de adesão ao Interlegis.

Atualmente, a página disponibiliza notícias ligadas ao Legislativo, atualizadas diariamente; enquetes sobre assuntos em pauta no cenário político nacional; uma área reservada a opinião de parlamentares de todo país; fórum de discussões, para o debate livre de todos os usuários cadastrados no Portal; seções como: Comunidade Legislativa, Produtos e Serviços oferecidos pelo Interlegis, Informação Legislativa, Processo Legislativo, Cidadania, Eleições 2004, entre outros. O intuito é fornecer subsídios que auxiliem os parlamentares e Casas no desenvolvimento de suas ações.

O diretor executivo do Programa, Victor Guimarães Vieira, disse estar satisfeito com o ápice de acessos ao Portal. Para ele, o incremento de ações que aumentem a interatividade entre o Programa e sua Comunidade é prioridade de sua gestão. Assim, são promovidos eventos, como os Seminários regionais, que trazem à tona assuntos atuais de relevante importância para o aprimoramento do Poder Legislativo em seus diversos âmbitos.

"Estou otimista com esse recorde. Isso mostra que estamos recebendo respaldo positivo dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano junto às Casas", ressaltou. Vieira informou que o Portal passará por reformulações a fim de torná-lo mais atraente e funcional para os internautas. "Em breve, os usuários poderão acompanhar pelo site cursos, palestras e eventos por vídeo", finalizou.

O site que foi criado com a finalidade de atender parlamentares e servidores do Legislativo também é utilizado como fonte de pesquisa por integrantes da sociedade civil. Segundo o advogado Bruno Augusto da "Moreth Loquez Advogados", freqüentemente sua equipe acessa o Portal para consultar links atualizados sobre processo legislativo. "Por ser atualizado e dinâmico, utilizamos o Portal todos os dias como fonte de consulta", contou.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Campinas, vereador Carlos Signorelli (PT/SP), o Portal ajuda a universalizar o relacionamento dos legislativos brasileiros. "O Interlegis disponibiliza em seu Portal, informações eficazes para formação de um legislativo transparente, contribuindo para a construção da cidadania", disse.

Por Talita Prenholato
Da Assessoria de Imprensa do Interlegis