Você está em:

Parlamento Jovem promove oficinas de capacitação para seus integrantes

E-mail Imprimir PDF

Oficina para integrantes do Parlamento Jovem em Santa Rita
Alunos das E. E. Horácio Andrade, D. Pedro II e Colégio Arquidiocesano no plenário da Câmara
Integrantes do Parlamento Jovem em Cachoeira do Campo durante Oficina
  • Anterior
  • 1 of 3
  • Próximo

30-3-12

Lançamento do Projeto será no dia 11 de abril

O Parlamento Jovem de Ouro Preto 2012 já deu início à capacitação de seus integrantes, por meio de três oficinas realizadas nos dias 21, 23 e 27 de março. Um dos encontros aconteceu em Santa Rita, outro no plenário da Câmara e o último em Cachoeira do Campo.

Neste ano, o Parlamento Jovem de Ouro Preto trabalhará com o tema “Educação Cidadã” e contará com a participação de 45 estudantes do Ensino Médio das seguintes escolas: E. E. Desembargador Horácio Andrade, Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, E. E. Dom Pedro II, E. E. José Leandro (de Santa Rita) e E. E. Padre Afonso de Lemos (de Cachoeira do Campo).

 

Durante as oficinas, houve uma dinâmica para reflexão sobre o trabalho em equipe e a exibição de vídeos e discussões sobre política e cidadania. “Aprendemos bastante sobre leis e democracia. Com a oficina, vou levar bastante aprendizado para casa”, afirmou a estudante Nataline Fidélis Martins, de Santa Rita.

Segundo  a coordenadora do Parlamento Jovem de Ouro Preto, Rigeli Mapa, as atividades desenvolvidas nas oficinas de capacitação são importantes para dar embasamento aos estudantes. “Plantamos a sementinha, trabalhando com temas sobre formação politica e eles se mostraram muito interessados”, ressaltou.  O aluno do curso de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e monitor do Projeto, Hilbert Reis, afirmou não ter dúvidas de que o Parlamento Jovem contribui positivamente para a formação dos jovens, ao proporcionar “uma boa noção do que é politica e de como ela funciona. Eles levam esse Projeto não só durante sua execução, mas por toda vida”, concluiu. O conceito de democracia foi o mais discutido entre os jovens, que buscaram compreender melhor o significado desse termo e a sua aplicação na vida prática da sociedade.

O Parlamento Jovem de Ouro Preto é uma ação do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal, em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e com o Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).