Você está em:

Centro de Atendimento ao Cidadão da Câmara promoveu Blitz Educativa no Dia de Combate às Drogas

  • Anterior
  • 1 of 7
  • Próximo
26-6-12

Na tarde da última terça-feira (26), a Câmara Municipal de Ouro Preto promoveu, por meio do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), a “2ª Blitz Educativa de Prevenção às Drogas”. Com o auxílio da Polícia Militar, a Blitz foi realizada na Praça Tiradentes pelos jovens integrantes dos Projetos Vereador Estudante e Parlamento Jovem de Ouro Preto – os quais são desenvolvidos pelo CAC.

Os motoristas abordados durante o evento -  cerca de 40 - e os transeuntes receberam panfletos educativos com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e os males causados pelo uso das drogas. “A iniciativa é excelente, porque a Polícia Militar sozinha não consegue ter essa abrangência”, avalia o Sargento da Polícia Militar, Juliano Gonçalves – o qual salientou que a comunidade ouro-pretana é muito receptiva a essas informações. A Rádio Província 98,7 FM – que apoiou o evento - transmitiu, ao vivo, depoimentos dos condutores dos carros que passaram no local.

A Coordenadora do CAC, Mariana Andrade, afirma que “os principais objetivos da Blitz foram conscientizar a população sobre os malefícios que a droga acarreta aos usuários, seus familiares e a toda a comunidade e enfatizar como os trabalhos de prevenção são necessários e importantes”. O evento contou com a participação de parceiros engajados nesse mesmo intuito, entre eles, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar.

Durante a Blitz, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Padre Faria expôs seus trabalhos no hall da Câmara. Quem esteve no local também pôde assistir a vídeos de prevenção às drogas, exibidos pelo Câmara Cine. Na Praça, o evento foi enriquecido com atividades culturais, por meio da apresentação da Ginástica de Trampolim realizada pelos integrantes do Projeto Esporte e Cidadania da Fundação Aleijadinho e da participação da Fanfarra da Escola Municipal Professora Juventina Drummond.

A “2ª Blitz Educativa de Prevenção às Drogas” contou ainda com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ouro Preto (CMDCA); do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae); da Guarda Municipal e Ourotran; e da Prefeitura de Ouro Preto, por meio das Secretarias Municipais de: Agropecuária; Assistência Social e Cidadania; Educação; Cultura e Turismo.

Dia Municipal de Combate às Drogas – No ano passado, Ouro Preto ganhou o “Dia Municipal de Combate às Drogas”, instituído pela Lei nº 678/2011 – a qual é originária do Projeto de Lei nº 65/2011, de autoria do Presidente da Câmara de Ouro Preto, Maurílio Zacarias (PMDB), e da vereadora Regina Braga (PSDB). A mesma data marca o Dia Nacional e Mundial de Combate às Drogas.