Você está em:

Câmara forma Comissão Especial para averiguar funcionamento de creche do Morro Santana

E-mail Imprimir PDF

 

  • Anterior
  • 1 of 3
  • Próximo
26-02-2013

Durante a Reunião de Vereadores do dia 26 de fevereiro, terça-feira, a Câmara Municipal de Ouro Preto recebeu várias mães que reivindicaram a regularidade para a Creche Professora Anita Araújo, localizada no Morro Santana.

 

A creche municipal deveria manter suas atividades diárias até às 17h e está liberando as crianças entre 12h e 13h. A moradora do bairro, Cleide de Castro, utilizou a Tribuna Livre do Legislativo representando as mães da comunidade. “Precisamos que a creche funcione em tempo integral, porque as mães precisam trabalhar”, afirma Cleide apontando, ainda, a dificuldade quanto às férias e feriados prolongados.

O Presidente da Câmara, vereador Léo Feijoada (PSDB), nomeou uma Comissão Especial composta pelos vereadores Dudu Gonzaga (PPS), Maurício Moreira – Paquinha (PR), e Luiz Gonzaga (PR) para acompanhar o caso. “Uma creche presta um serviço extremamente importante para a vida e a formação das nossas crianças e quem matricula um filho em uma destas unidades é porque precisa trabalhar. Se o município oferece o serviço, é preciso que funcione”, afirma Léo.

A Comissão Especial da Câmara e o vereador Thiago Mapa (PP) visitaram a creche na última quarta-feira, dia 27 de fevereiro. “Encontramos uma situação complicada, que é a falta de funcionários. Identificamos que saíram duas servidoras”, afirma Dudu Gonzaga. Os parlamentares foram recebidos pela coordenadora da creche, Marlene Arimatéia. “Ela salientou que a creche precisa repor esses dois funcionários, no mínimo, para conduzir os trabalhos. Hoje, são cerca de 50 crianças e apenas quatro pessoas trabalhando”, completa o vereador.

A coordenadora Marlene informou aos edis que uma das funcionária está em período de licença e tem previsão de retorno para o dia 14 de março. De acordo com a Comissão Especial, a coordenação da Creche Anita Araújo necessita dispor de sete funcionários. “Agora vamos avaliar a disponibilidade do Município de enviar essas duas pessoa para executar esse trabalho e ocupar essas vagas ociosas. Estamos aguardando resposta do Executivo”, conclui Dudu Gonzaga.

A Creche Anita Araújo fica na Rua 24 de Junho, 315 – bairro Morro Santana, e atende crianças que têm até quatro anos de idade.
Taquaral – Durante  a mesma Reunião, o morador do Taquaral, Wagner Gonçalves, solicitou melhorias para o bairro. Segundo Waguinho – como é conhecido – há aproximadamente dois anos foi construído um asfalto sem drenagem na localidade, fato que tem provocado transtornos aos moradores. “Na casa da moradora Dona Eugênia  nunca houve problemas com a água de chuva. Ela mora perto do asfalto e a água invadiu a residência, já que não tem para onde escoar e os boeiros não suportam o volume de água que chega”, relata Waguinho.

O Secretário Municipal de Assistência Social e Cidadania, Wanderlei Rossi – Kuruzu, estava presente e tomou ciência do problema. O presidente da Câmara, Léo Feijoada, solicitou atenção para as necessidades do bairro Taquaral, cujo foi vítima de abandono durante vários anos.