Comissão Especial acompanhará problema da caixa d’água de São Bartolomeu

21/10/2014

Por meio da Câmara Itinerante, a Câmara de Ouro Preto esteve em São Bartolomeu na terça-feira, dia 21 de outubro. Durante a reunião dos parlamentares, a presidente da Associação de Moradores do distrito, Madalena Araújo, utilizou a Tribuna Livre para pedir a construção de um abrigo para os animais que ficam nas ruas, além de apoio às ONGs que lutam pela causa.

“Pedi apoio ao projeto dessas pessoas que lutam por esses animais, sobretudo pelos cachorros abandonados nas ruas”, pontua Madalena ao ressaltar que é avó de uma estudante de veterinária que milita para que o projeto se torne realidade. Madalena anunciou ter cedido uma área particular para sediar o abrigo dos animais. “Eu doei um pedaço da minha fazenda, chamada Fazenda do Toledo, e quero que o espaço seja utilizado exclusivamente para abrigo de animais. Que seja um lugar limpo e que não fuja desse objetivo”, destaca.

O vereador Chiquinho de Assis (PV) lembrou que o assunto foi debatido em Audiência Pública realizada na Câmara há um ano. “O mais importante é que membros da comunidade estão cedendo parte de seu terreno para que seja construído um abrigo para receber animais de pequeno e grande porte, onde serão tratados, vacinados, e estarão prontos para futuras adoções. Isso é um papel muito nobre do cidadão”, afirma o edil.

“Há ONGs em Ouro Preto, como a IDDA, que estão lutando para garantir recursos junto à prefeitura para fazer um abrigo adequado para os animais”, destaca o vereador Thiago Mapa (PP). “São Bartolomeu já tem o terreno, então falta pouco, no meu modo de ver. E deixamos claro que a comunidade tem o apoio de todos os vereadores”, aponta.

A moradora Maria da Conceição também utilizou a Tribuna e reivindicou a reforma da caixa d’água do distrito. A comunidade reclama que há rachaduras que prejudicam o abastecimento. “A caixa passou a comportar pouca água e, quando abrem os registro, poucas casas são abastecidas”, afirma Conceição. “Principalmente nos finais de semana, quando pessoas que moram em outros lugares vêm a passeio”, destaca a moradora.

O vereador Roberto Leandro (PSDB), líder de governo na Câmara, anunciou ações do Executivo para 2015. “O governo está fazendo um planejamento para reforçar o orçamento do Semae e no próximo ano teremos muitos dos problemas de hoje superados”, destaca Roberto. “O que não vai diminuir a responsabilidade de cada ouro-pretano fazer uma boa utilização da água”, completa o vereador ao ressaltar a crise acarretada pelo período prolongado da seca.

O presidente da Câmara, Léo Feijoada (PSDB), nomeou uma Comissão Especial composta pelos vereadores Thiago Mapa, José Maria Germano (PSD), Wander Albuquerque (PDT), Nicodemos (PTdoB), Dudu Gonzaga (PPS) e Chiquinho de Assis para acompanhar o problema da caixa d’água.

Conceição também reivindicou a instalação de antena de telefonia móvel no distrito e carro para transporte de pacientes.

A coordenadora da Escola Municipal Washington de Araújo Dias, Pia Márcia, pediu apoio para a prática do plantio de árvores. “Fazemos o plantio de árvores na beira do rio e estamos precisando de mais gente abraçando essa causa”, aponta Pia. A ação visa preservar a margem do rio. “Outra reivindicação muito importante é sobre as estradas vicinais, já que temos muitos alunos da área rural que faltam de aula porque as estradas estão em péssimo estado”, completa.

O presidente da Câmara, Léo Feijoada, destacou a importância do asfalto da estrada que dá acesso ao distrito. “É uma obra muito esperada pela comunidade, mas quando há progresso vem coisas boas e outras ruins”, alerta o presidente. “Hoje, o problema imobiliário na região de São Bartolomeu já é grande e, com o asfalto, a comunidade local tem que zelar pelo seu patrimônio”, afirma o parlamentar. “Queremos que haja realmente uma fiscalização dessas futuras construções para que as pessoas que já moram no distrito não sejam prejudicadas”, conclui Léo.

Durante o dia, foram realizados 144 atendimentos sociais no distrito, entre eles, exames de vista, cortes de cabelo e aferição de pressão arterial e glicose.