Você está em:

Câmara de Ouro Preto renova acordo para confecção de carteiras de identidade

E-mail Imprimir PDF

Wander Albuquerque e Rodrigo Bustamante
A Câmara de Ouro Preto (CMOP) renovou o contrato para emissão de carteiras de identidade no próprio órgão. Nessa terça-feira (31), o presidente da Casa Legislativa, Wander Albuquerque (PDT), e o delegado da Polícia Civil de Ouro Preto, Rodrigo Macedo de Bustamante, oficializaram a renovação com a assinatura do acordo de cooperação técnica para emissão de RGs (registro geral, também chamado de carteira de identidade).

O contrato objetiva, via parceria entre a Polícia Civil e a Câmara Municipal, a otimização da prestação de serviços de identificação civil em Ouro Preto, oferecidos pelo Centro de  Atendimento ao Cidadão (CAC) da CMOP. O RG serve para confirmar a identidade da pessoa e para solicitação de outros documentos e é válido em todo o território nacional.

O presidente do Legislativo municipal, vereador Wander Albuquerque, acredita que este é um dos serviços mais relevantes executados pela Câmara. “A emissão dos documentos é feita pela Câmara há 11 anos, em uma parceria de sucesso com a Polícia Civil e executada com muita responsabilidade e competência pelos nossos servidores do CAC. Renovamos agora o contrato para podermos continuar beneficiando centenas de cidadãos todos os meses”, ressalta o presidente. Atualmente, são emitidos cerca de 600 documentos por mês.

“Estamos firmando a manutenção do serviço que vem sendo bem prestado pelos funcionários da Câmara cadastrados junto ao posto de identificação para poder atender à população de ouro preto e seus distritos. O documento de identidade é o reconhecimento da cidadania e nada mais justo do que garantir o direito a toda a comunidade ouro-pretana”, afirma o delegado regional da 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Ouro Preto, Rodrigo Macedo de Bustamante.


Procedimentos para confecção de carteira de identidade
O Posto de Identificação funciona no hall de entrada do prédio do Legislativo Municipal, localizado à praça Tiradentes, nº 41. A emissão de carteiras de identidade é feita via agendamento prévio a fim de facilitar o atendimento ao cidadão e evitar a formação de filas. Para a marcação de horário, basta entrar em contato com o CAC, de segunda a sexta-feira, a partir de 8h, por meio dos telefones (31)3552-8527 ou 3552-8545.

Confira os documentos necessários:

-Comprovante de endereço atualizado;
- Solteiros: certidão de nascimento original e legível;
- Casados: certidão de casamento original e legível;
- Separados, divorciados e desquitados: certidão de casamento com averbação original e legível;
- 2 fotos 3x4 recentes;
- Documento de Arrecadação Estadual (DAE), pago no valor de R$32,51 para segunda ou demais vias do documento. Para primeira via, a emissão é gratuita.