Vereadores de Ouro Preto visitam Vale

Objetivo da reunião no Complexo Mariana foi conhecer sobre o atual funcionamento da mineradora

Nessa segunda-feira (20), os vereadores ouro-pretanos fizeram visita ao Complexo Mariana da mineradora Vale. Rodrigo Melo, gerente-geral do complexo, e Antônio Amorim, gerente de operações, apresentaram resumidamente os processos de funcionamento e gestão do Complexo Mariana, que abrange as cidades de Ouro Preto, Mariana e Catas Altas, destacando as ações de responsabilidade social e os tributos referentes ao município ouro-pretano.

Os vereadores também conheceram a Barragem Campo Grande, que está desativada desde o desastre da Samarco em 5 de novembro 2015, que também provocou mudanças no processo produtivo da Vale. Agora, a produção da Vale é feita a seco, com licenciamento até 2022. Técnicos da empresa garantiram que essa barragem está em ótimo estado de conservação, sendo executada a sua manutenção constante.

“É muito importante para nós, vereadores, conhecermos in loco a empresa, a barragem e parte de seu funcionamento. Nós somos representantes do povo e sempre somos questionados sobre a segurança da produção das mineradoras e, principalmente, sobre a geração de empregos, que também foi um dos temas abordados nesse encontro”, explica o presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, vereador Wander Albuquerque (PDT).

Participaram da visita, a convite da empresa, os vereadores Geraldo Mendes (PCdoB), Juliano Ferreira (PMDB), Luciano Barbosa (PMDB), Marquinho do Esporte (Solidariedade), Mercinho (PMDB), Thiago Mapa (PMN), Vantuir da Silva (Solidariedade), Wander Albuquerque (PDT) e Zé do Binga (PPS).