Você está em:

Câmara concede Medalha Mulher Destaque de Ouro Preto a 11 cidadãs do município

E-mail Imprimir PDF

 

Solenidade destaca a importância da luta das mulheres pela igualdade de direitos e oportunidades



Na noite do dia 8 de março, a Câmara de Ouro Preto realizou sessão solene para a entrega da medalha Mulher Destaque de Ouro Preto 2017 a 11 homenageadas que contribuem para o crescimento do município: Adelaide Novaes Dias, Andrea Licena Mendes Costa, Carmelita Barbosa de Moraes, Débora Aparecida Ferreira, Elizete Ferreira, Irene do Sacramento, Marta Maria Neves Corrêa, Nirce Maria dos Anjos, Raimunda Maria Aparecida da Silva, Rosângela Milagres Patrono e Solange Sabino Palazzi.

A igualdade de gênero e a conquista dos direitos da mulher na sociedade pautaram a solenidade. “Quando recebi este convite para ser agraciada, quis representar a luta de outras mulheres. Acho importante que esse movimento esteja em todos os lugares, como nesse espaço institucionalizado de reconhecimento a outras mulheres da comunidade. Entendo que o movimento feminista está ocupando mais um espaço importante”, avalia a agraciada Adelaide Novaes Dias, arquiteta e urbanista e integrante do coletivo Mulheres Unidas da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ouro Preto (MUNA).

A professora e servidora pública Débora Aparecida Ferreira foi agraciada com a homenagem devido ao trabalho que exerce na Câmara de Ouro Preto há 18 anos. “Fiquei muito feliz em receber essa homenagem. Estou na Câmara há muitos anos e acredito que todos os vereadores deveriam valorizar os funcionários efetivos, porque procuramos exercer nossa trabalho com dedicação e empenho”.

A vereadora Regina Braga (PSDB), única mulher da atual legislatura, destaca a satisfação sobre a Câmara conceder essa medalha: “É um orgulho muito grande fazer parte do Legislativo municipal e entregar essa homenagem a essas cidadãs. A luta de nós mulheres é de muitos anos, tivemos várias conquistas, mas ainda temos muito a conquistar. Hoje, ainda existem espaços que são difíceis de serem dominados por nós, o mundo político é a prova disso, tanto que sou a única vereadora nessa gestão, mas temos que continuar lutando pelos nossos direitos e ocupar todos os espaços”.

O presidente da Câmara de Ouro Preto, Wander Albuquerque (PDT), destaca que a Câmara continuará cobrando para que seja criada a Delegacia da Mulher no município. “Estamos lutando para concretizarmos o desejo e o direito das mulheres de terem uma delegacia própria, com equipe especializada e espaço apropriado para receberem as demandas especiais daquelas que precisam do apoio em um momento fragilizado, como a denúncia de um estupro ou outro tipo de violência física e moral”.

Para Wander, as mulheres não querem privilégios ou vantagens, apenas lutam pela igualdade de direitos e oportunidades. “Nesse momento em que o mundo inteiro preocupa com o movimento das mulheres, reivindicando a igualdade, é muito importante essa homenagem prestada pela Câmara, no 8 de março, dia internacional da mulher. Foram agraciadas 11 mulheres guerreiras da nossa cidade, pessoas que desenvolvem trabalhos sociais, educacionais e que representam muito bem todas as mulheres de Ouro Preto’’.

 


A homenagem foi criada por meio da Resolução nº 11/2013, de 12 de julho de 2013, e tem por finalidade reconhecer e prestigiar mulheres que se destacam em favor das causas sociais, econômicas, políticas, religiosas, empresariais, filantrópicas, culturais, esportivas, entre outras, que tenham promovido desenvolvimento e progresso de Ouro Preto.


Conselho de Direitos da Mulher

Durante a cerimônia, foi sancionada pelo prefeito Júlio Pimenta a lei nº 1029/2017 que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ouro Preto (Comdim/OP). “O conselho será um órgão importante para nos orientar e deliberar ações concretas voltadas para a valorização das mulheres”. Esta lei foi votada em única discussão na Câmara, no dia 23 de fevereiro, levando em conta a relevância do tema e a necessidade de um fórum específico para discutir e defender os direitos das mulheres em nosso município.