Câmara de Ouro Preto firma parceria com Legislativo marianense

Com o intuito de expandir e aperfeiçoar os serviços de confecção da carteira de identidade na região, o Legislativo ouro-pretano firmou parceria com a Câmara Municipal de Mariana. Trata-se da disponibilização de sistema de criação das fichas datiloscópicas das identidades, desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da Câmara de Ouro Preto, que possibilita a confecção de carteiras de identidade fora do Posto de Identificação.

“A vantagem do sistema é que esse serviço poderá ser levado até a população que está fora da sede, assim como acontece aqui na Câmara de Ouro Preto. Esse método foi elaborado pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Câmara de Ouro Preto há alguns anos e é utilizado até hoje em programas e eventos que são realizados fora do Legislativo Municipal”, explica o assessor de Tecnologia do Departamento de Tecnologia da Informação da Câmara, Kierley Silva. Para o coordenador do CAC da Câmara de Ouro Preto, Gabriel Barbosa, “essa parceira propicia um maior campo de atendimento e área de atuação para os CACs (Centro de Atendimento ao Cidadão) de Ouro Preto e Mariana”.

O presidente da Câmara de Ouro Preto, Wander Albuquerque (PDT), ressalta que parcerias como essa trazem benefícios à população. “É uma união que vem estreitar a relação entre as duas Câmaras e cidades, visando à qualidade de vida da população, uma vez que, agora o serviço de identidade poderá ser oferecido também nos distritos e localidades de Mariana, assim como fazemos na nossa cidade”.

Da mesma forma, o presidente da Câmara de Mariana, Fernando Sampaio (PRB) falou sobre o projeto CAC Itinerante, que será iniciado neste segundo semestre de 2017 no município. “Essa ideia surgiu em 2011, quando estive à frente da Câmara por oito meses e começamos o CAC Itinerante,  onde vimos a boa aceitação do pessoal dos distritos e subdistritos de Mariana, então é tentar facilitar a vida do homem do campo, que sabemos que já não é fácil. Não posso deixar de agradecer a parceria com Câmara de Ouro Preto e ao presidente Wander, que nos cedeu um técnico para formatar os computadores para começar esse serviço. Eu acho que a parceria entre as Câmaras de Mariana e Ouro Preto é muito importante para todo mundo”. O programa terá início no dia 15 de agosto e o roteiro está sendo traçado, sendo que percorrerá todos os nove distritos marianenses e localidades. As ações serão realizadas às terças e quintas-feiras pela manhã, com emissão de 30 documentos em cada local atendido.

O serviço de confecção das carteiras de identidade é oferecido de segunda a sexta-feira pelas Câmaras de Ouro Preto e Mariana. Para emissão do documento é necessária a apresentação dos seguintes documentos: solteiros: certidão de nascimento, casados: certidão de casamento, divorciados: certidão de casamento com averbação; duas fotos 3x4 recentes; CPF (opcional); DAE (Documento de Arrecadação Estadual) pago no valor de R$ 32,51 (somente em caso de 2ª via e demais vias; a 1ª via é gratuita); boletim de ocorrência em caso de perda ou roubo. O contato do CAC da Câmara de Ouro Preto é (31) 3552-8527 e o do CAC marianense é (31) 3557-6210.