Programa Escola Digital abre matrículas para a comunidade

O projeto Escola Digital oferecido pela Câmara Municipal de Ouro Preto,  através do Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) e do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), está com inscrições abertas para toda a população que quer participar dos cursos de informática gratuitos oferecidos nos telecentros comunitários, disponíveis em Santa Rita de Ouro Preto e no Núcleo de Apoio aos Toxicômanos e Alcoólatras (Nata), em Ouro Preto. As matrículas acontecem a partir desta sexta-feira (11) e vão até 18 de agosto.

Durante as aulas, o conteúdo é aplicado por estudantes de escolas e faculdades que possuem convênio com a Câmara para que os alunos do projeto se tornem multiplicadores dos conhecimentos. As aulas incluem conhecimentos teóricos e práticos sobre introdução à informática, navegação e pesquisa na internet, uso de equipamentos, programação, edição de texto, gravação e edição de áudios e vídeos. “A Câmara disponibiliza o Escola Digital nos telecentros, com o objetivo de oferecer cursos gratuitos de informática para qualificar ainda mais os jovens e adultos do nosso município, pois essa formação é de extrema importância para o mercado de trabalho, por exemplo”, destaca o presidente da Câmara, Wander Albuquerque (PDT).

A diretora do Deti, Érika Figueiredo, explica que “o projeto nasceu da necessidade de levar o conhecimento na área de informática a toda a população. Tudo com muito profissionalismo e com a preocupação de atender com qualidade o máximo de pessoas que pudermos”.

Os interessados em participar das aulas de informática devem efetuar a matrícula a partir dessa sexta-feira (11), munidos de documento com foto e comprovante de residência. Para quem mora em Ouro Preto, as inscrições serão realizadas de 8h às 12h e de 13h às 18h, na sede do telecentro do Nata (rua das Orquídeas, nº 1, bairro Alto da Cruz). Os moradores de Santa Rita de Ouro Preto devem procurar o telecentro da localidade (rua Vereador Júlio Fortes, nº 19), de 8h às 12h e de 13h às 18h).

Novidade no programa: Escola Digital abrange alunos Apae

Além de atender a comunidade ouro-pretana com o Escola Digital nos telecentros comunitários, o programa também é inserido em diversas escolas municipais de Ouro Preto, na sede e nos distritos, com a ativação dos laboratórios de informática.

Assim, com a intenção de ampliar o público-alvo, o projeto também atenderá este ano a duas turmas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Uma parceria entre Câmara de Ouro Preto e Apae visando a promover a inclusão digital dos jovens e adultos. De acordo com o coordenador do CAC, Gabriel Neme, a parceria será muito importante para o aprendizado dos alunos. “Agora o nosso público está sendo ampliando, capacitaremos os alunos assistidos pela Apae”.