Moradores do Salto apresentam reivindicações em Câmara Itinerante

Melhorias da estrada, captação de água, colocação de lixeiras, instalação de academia ao ar livre e apoio a banda local foram algumas das reivindicações feitas pelos moradores de Santo Antônio do Salto, durante a Tribuna Livre da Câmara Itinerante, realizada na última terça-feira (12) no distrito.

A cozinheira Heloísa Moutinho, moradora do Salto há 58 anos ressaltou que “o distrito precisa de trabalho e desenvolvimento, ensinar aos jovens sobre o meio ambiente e a trabalhar com o turismo rural. Temos muita potência para o desenvolvimento. Eu ainda acredito em um Salto bem desenvolvido, com renda própria, a comunidade trabalhando. São meios que nós temos dentro do distrito, por exemplo a nossa culinária, que agora é um dos festivais mais tradicionais do município de Ouro Preto”.

Para o presidente da Câmara, Wander Albuquerque (PDT), a Câmara Itinerante é uma oportunidade de a população falar ainda mais diretamente com os vereadores. “A reunião aproxima o cidadão dos vereadores, que passam a conhecer melhor as reivindicações e as demandas de cada distrito. O Salto tem um problema, uma reivindicação antiga, que é a estrada. A questão da falta de água também foi colocada pelos moradores, pois é um distrito que tem muita água, mas infelizmente, não chega às casas. Encaminharemos as demandas aos órgãos competentes para que as melhorias possam acontecer o quanto antes”.

O vereador Luciano Barbosa (PMDB) destacou que “as reuniões nos distritos reduzem a distância entre o morador, a Prefeitura e a Câmara. Acaba ampliando os horizontes para que possamos trabalhar mais de perto e conseguimos, por meio dos pedidos da população, trabalhar mais pela comunidade e dar mais retorno quanto às reivindicações”.

Após a Tribuna Livre, os parlamentares fizeram uma indicação para o Executivo municipal solicitando as seguintes intervenções para Santo Antônio do Salto: ações que tragam retorno ao distrito, com ênfase em sustentabilidade e envolvendo os jovens; promoção de um encontro entre comunidade, igreja e a empresa Ouropax, com a finalidade de solucionar os problemas do Cemitério local; parcerias com o Estado e a União para trazer projetos para melhorias da estrada, da captação de água e outras; melhorias na iluminação no local conhecido como Baú; colocação de lixeiras em todo o distrito; instalação de academia ao ar livre; revitalização das praças; reforma dos pontos de ônibus; apoio à Banda Musical Treze de Junho; e contratação de um farmacêutico para o Posto de Saúde, entre outras melhorias.

A próxima edição da Câmara Itinerante acontece no dia 19 de setembro, terça-feira, em Cachoeira do Campo, na Escola Municipal Bonequinha Preta (Oratório Dom Bosco – av. Pedro Aleixo, Centro), com os serviços disponibilizados pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC). Já reunião ordinária dos vereadores acontece no Plenário da Câmara, em Ouro Preto.