Você está em:

Câmara Itinerante leva serviços sociais e reunião ordinária para Rodrigo Silva

E-mail Imprimir PDF

Nessa terça-feira (26), os moradores de Rodrigo Silva receberam o Programa Câmara Itinerante. Diversos serviços foram oferecidos à comunidade, como confecção de carteiras de identidade; orientações com o Programa de Atenção ao Idoso; cortes de cabelo; aferição de pressão; exames de hepatite e optometria; emissão de CPF; alistamento da Junta Militar; Acodop; Conselho Tutelar; agricultura familiar; participação do Complexo Municipal da Juventude, com oficinas e atividades recreativas, e brinquedos para as crianças.

O morador Helder dos Anjos, 45 anos, aproveitou os serviços e acompanhou o seu pai na renovação do RG. “Moro aqui desde pequeno e, esse projeto está sendo muito bom para a comunidade, uma vez que dá a oportunidade para as pessoas, como o meu pai que é idoso, de renovar a carteira dele”.

Para a diretora da Escola Municipal Dr. Alves de Brito, Luciene Keller, “é muito interessante esses serviços virem aqui, porque muitas pessoas fazem as carteiras de identidade, o CPF, tanto que são os mais procurados e evita das pessoas se locomoverem para a sede. Isso facilita muito a vida da população”.

No total, foram realizados 273 atendimentos, sendo a confecção de carteiras de identidade o serviço mais procurado, com 35 atendimentos. Logo após as atividades, foi realizada a reunião dos vereadores, onde a comunidade teve a oportunidade de fazer reivindicações.

“Eu vim reivindicar iluminação, encanamento, esgoto. Tudo que nós não temos na praça da estação. Quando foi desativada todas as estações foram depredadas. Nós cuidamos, lutamos, buscamos uma reforma, mas hoje virou um ponto de vandalismo, uso de drogas, pessoas usando o espaço de forma inapropriada”, falou a professora Maria Aparecida Gomes.

Já a professora Margarida dos Anjos falou sobre um buraco na sua rua. “Há muito tempo começou essa erosão na minha rua e agora está uma cratera, uma dimensão enorme. Então eu vim, representando os moradores da região da Rua Nossa Senhora da Conceição, para que isso seja tratado com um pouco mais de empenho para ser resolvido. Que isso seja sanado e os moradores realmente tenham acesso às suas casas de modo digno, que eles merecem”.

O presidente, Wander Albuquerque (PDT) falou sobre o que já está sendo feito para Rodrigo Silva. “A população está reivindicando, principalmente, por obras de infraestrutura. Nós vereadores ouvimos a população e suas reivindicações, e transformamos em indicações, requerimentos e representações para encaminhar aos órgãos competentes para obter melhorias para o distrito”.

Para o vereador Vantuir (SD), “o saldo da reunião em Rodrigo Silva é positivo. Várias reivindicações, algumas antigas, outras novas, que chegaram para nós. Vamos levar ao Executivo, esperando respostas. Sabemos da dificuldade que o município está passando, mas tenho certeza que alguma coisa poderá ser feita para o distrito”.

Ao final da reunião os vereadores fizeram duas indicações e um requerimento, que serão encaminhados ao Executivo, solicitando intervenções para Rodrigo Silva, conforme pedidos dos próprios moradores do distrito. Também foram feitas duas representações, destinadas à CEMIG e a ANATEL, solicitando informações sobre a iluminação pública e para a implantação de telefonia móvel no local.

A próxima edição da Câmara Itinerante acontece no dia 3 de outubro em Santa Rita de Ouro Preto, na Escola Municipal Maria Leandro, a partir das 9h. Já às 16h, será realizada a reunião dos vereadores.