Câmara incentiva mulheres a participarem do Outubro Rosa

O mês de outubro foi escolhido para representar o cuidado com a saúde da mulher. Para diagnosticar doenças como o câncer de mama e o câncer de colo do útero, existem dois exames que, em faixas etárias específicas, são de grande importância: a mamografia e o preventivo do colo do útero. A Câmara Municipal de Ouro Preto apoia a campanha Outubro Rosa.

Em Ouro Preto, mulheres de 50 a 69 anos podem solicitar o exame de mamografia em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima à sua residência. As pacientes são encaminhadas para realização do exame no Centro Viva Vida, em Itabirito. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um ônibus para o deslocamento. Já o preventivo do câncer de colo do útero, em mulheres de 25 a 64 anos, é oferecido nas UBS. Após a consulta e o exame, o material é levado ao Laboratório Piloto de Análises Clínicas (Lapac) da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

“Não podemos focar só no câncer de mama. O Outubro Rosa deve falar da saúde da mulher em geral”, afirma a técnica dos programas da Atenção Primária à Saúde do município, Paula Maria dos Santos. Ouro Preto possui com 21 equipes de atendimento à saúde da família, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde; sendo nove para acolher na sede e doze distribuídas nos distritos. Há, também, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que conta com psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, farmacêuticos, profissionais de educação física, clínicos de apoio, residentes de medicina da família e da comunidade da Ufop.

A Secretaria Municipal de Saúde realiza no dia 21, sábado, um mutirão de prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero. A ação acontece no Programa Saúde da Família (PSF) Morro Santana de 8h às 16h. Serão oferecidos 50 coletas para exame papanicolau (preventivo de câncer de colo do útero); pedidos de mamografias; teste de sífilis; orientações do grupo operativo de Educação em Saúde da Mulher; e aula coletiva de ginástica.

Movimento Outubro Rosa

A ação foi iniciada nos Estados Unidos, em 1997, e chegou ao Brasil em 2002. A causa tem o objetivo de reforçar a importância dos exames preventivos, da ida regular ao médico, para um diagnóstico precoce da doença. O Outubro Rosa tem como símbolo um laço rosa.