Quinze pessoas e instituições recebem Moção de Aplauso

Durante a reunião ordinária dessa terça-feira (31), foi realizada mais uma entrega de Moções de Aplauso pela Câmara Municipal de Ouro Preto. A homenagem contempla instituições e pessoas que se destacam por exercerem trabalhos relevantes em prol da comunidade ouro-pretana.

“É uma reunião que consolida a Casa do Povo. A Moção de Aplauso é um reconhecimento de valores pessoais e institucionais. É a Câmara cumprindo o seu papel, e os vereadores sabendo reconhecer os valores da população ouro-pretana”, destaca o vereador Chiquinho de Assis (PV), que presidiu a sessão.

O Fórum de Igualdade Racial de Ouro Preto (Firop) foi homenageado pelo vereador Juliano Ferreira (PMDB) e representado na cerimônia por Márcia Valadares que afirma: “a homenagem foi muito bem-vinda. Estamos completando 15 anos de luta. O nosso trabalho, hoje, é de movimento social com a juventude, lutando para que todos nós, que sofremos discriminação e preconceito, reajamos com dignidade e caráter”.

Também homenageada pelo vereador Juliano Ferreira, a engenheira geóloga Stael Lustosa Maciel foi agraciada pela iniciativa que desenvolve com aulas de reforço escolar. “O projeto começou há 15 anos. Nós temos aula de todas as matérias, que são oferecidas em uma garagem no Taquaral, todos os sábados, das 14h às 16h. Ainda temos uma lista de espera de alunos que querem aderir ao projeto; porém, não temos capacidade de recebê-los, porque prezamos pela qualidade dos trabalhos. Fico muito feliz, pois temos ex-alunos do projeto que já ingressaram na Ufop”, conta.

A Sociedade Musical Bom Jesus das Flores, representada pelo vice-presidente Edmilson Silva Mendes, também recebeu a homenagem. “É um prazer imenso receber essa homenagem. São 85 anos de muita luta e batalha. Em compensação, abrilhantando as festividades. Nós ensinamos, além da música, o civismo, o patriotismo e, também, a responsabilidade de cumprir os compromissos e incentivar os jovens a estudarem”, salienta.

“Um dos momentos mais gratificantes para nós, que temos a honra e o prazer de exercer um cargo público, de representar o povo de Ouro Preto, é trazer essas homenagens para os ouro-pretanos. Se não trouxermos esses eventos de Moção de Aplauso e outras homenagens para Câmara, muita gente de Ouro Preto nem fica sabendo dos trabalhos tão bonitos que essas pessoas e instituições realizam”, aponta a vereadora Regina Braga (PSDB).

Os homenageados da sessão foram:

Homenageados do vereador Chiquinho de Assis: Auto da Paixão da Paróquia de Santa Efigênia; Guarani Esporte Clube (junto ao vereador Alysson Gugu); equipe e representantes do Proge (Programa de Educação Ambiental da Polícia Militar);

Homenageados do vereador Juliano Ferreira: Fórum de Igualdade Racial de Ouro Preto (Firop); Stael Lustosa Maciel; Sociedade Musical Bom Jesus das Flores;

Homenageados da vereadora Regina Braga: Geraldo Benedito de Souza; Olímpia Isabel Mendanha Góis; Geraldo Auxiliador Alves; Terço dos Homens Nossa Senhora do Pilar;

Homenageados do vereador Marquinho do Esporte: Esporte Clube Rosário; Valéria de Araújo; Fanfarra da Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade;

Homenageado do vereador Thiago Mapa também assinada pelos vereadores Vander Leitoa e Regina Braga: Agência de Comunicação Nova Imagem do Pereira;

Homenageado do vereador Paquinha: Grupo Musical Sereno Ouro Preto.