Você está em:

Glaura recebe programa Câmara Itinerante

E-mail Imprimir PDF

Para levar ações sociais e a reunião ordinária para a comunidade de Glaura, a Câmara Itinerante esteve no distrito na última terça-feira (21). A comunidade teve uma manhã diferente com diversas atividades, como confecção de carteiras de identidade; emissão de CPF; cortes de cabelo; aferição de pressão arterial; orientações diversas sobre direitos dos idosos, das pessoas com deficiência, saúde bucal, agricultura familiar; exibição de filmes; oficinas de dança (Complexo da Juventude); distribuição de mudas e livros; e atividades recreativas. No total, foram realizados 254 atendimentos.

Um dos serviços mais procurados pela população do distrito foi o corte de cabelo, com 12 atendimentos. A moradora Daniela Coelho aproveitou a oportunidade para utilizar o serviço. “Eu já participei outras vezes da Câmara Itinerante e gosto muito, acho muito bacana. Confecção de identidade, CPF, cortes de cabelo... Isso tudo ajuda muito”. Já a moradora Grace Kelly Teixeira Dias fez o RG e o CPF da filha Tauanny, de 1 ano e 3 meses. “A vinda da Câmara e desses serviços facilita muito, pois a gente não tem que se deslocar até Ouro Preto. Já participei mais vezes e acho que a ação deve continuar”, contou.

A diretora da Escola Municipal Benedito Xavier, Cleusa Helena de Sena, destacou a importância da iniciativa para os moradores de Glaura: “A Câmara Itinerante ajuda muito as pessoas, pois às vezes não tem como elas irem a Ouro Preto para fazer um documento. A vinda aos distritos facilita bastante o acesso”.

Outro objetivo do programa é aproximar os cidadãos dos distritos das ações do Legislativo com a realização da reunião dos vereadores em cada localidade. Dessa forma, os moradores puderam utilizar a Tribuna Livre para fazer questionamentos aos edis. O morador Éder Zacarias reivindicou sobre o calçamento e a iluminação das ruas, além da necessidade do tratamento do esgoto no distrito: “Entre as reivindicações, eu citei as emergenciais que são o calçamento das ruas e a extensão da rede elétrica. Nós temos a rua Josafá Pimenta da Silva, que têm pessoas que moram no final da rua e, caso alguém adoeça e seja preciso um carro ou uma ambulância, não têm como ter acesso”.

O presidente da Câmara, Wander Albuquerque (PDT), elencou algumas conquistas que já serão realizadas em Glaura: “Quase todos os distritos em que estivemos presentes estão voltando sempre com as mesmas reivindicações das legislaturas passadas, mas Glaura já tem o que comemorar! Este ano já tem R$1 milhão que será destinado para a reforma da estrutura da Igreja Santo Antônio e já está em construção uma quadra poliesportiva coberta; recursos que tinham sido perdidos no governo passado e que a atual gestão conseguiu resgatar”.

Ao final da reunião, foi feita uma indicação que será encaminhada ao Executivo, solicitando informações e pedindo para que sejam atendidas as reivindicações solicitadas pelos moradores do distrito, além de um requerimento destinado ao Semae-OP, a fim de que o órgão atenda aos pedidos da comunidade de Glaura quanto ao abastecimento de água e ao esgoto sanitário.

A próxima edição da Câmara Itinerante acontece no dia 28 de novembro, terça-feira, em Santo Antônio do Leite