Moradores de Santo Antônio do Leite fazem reivindicações durante Câmara Itinerante

A Câmara Itinerante levou diversos serviços sociais aos moradores de Santo Antônio do Leite, nessa terça-feira (28). As atividades foram realizadas na Escola Municipal Dr. Pedrosa, totalizando 392 atendimentos, entre eles, aferição de pressão arterial; emissão de CPF pelos Correios; cortes de cabelo; orientações sobre direitos das pessoas com deficiência; agricultura familiar; atendimentos relacionados ao Programa Bolsa Família; oficinas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras); alistamento realizado pela Junta Militar; exibição de filmes educativos e atividades recreativas.

Uma das novidades desta edição foi a oficina de capoeira, ministrada por Luís Henrique Moutinho, o Kalungué. “O projeto do Complexo da Juventude engloba várias atividades relacionadas a cultura, arte, dança e música nas escolas. Hoje, no distrito, optamos por diversificar com a oficina de capoeira, visto que tem muitos alunos que praticam capoeira na escola”, explicou. Kalungué também falou sobre a importância das oficinas para a conscientização dos jovens. “Estamos no mês da consciência negra e trouxemos a oficina de capoeira, modalidade que está em 150 países e desempenhou um trabalho muito grande na história do Brasil. Então, é importante valorizarmos a arte da nossa terra”.

A moradora Alessandra Arlinda aproveitou a Câmara Itinerante para fazer o CPF e a carteira de identidade da filha. “O programa facilita a vida dos moradores do distrito. Para irmos a Ouro Preto, fica bem mais difícil e tendo aqui fica bem mais fácil para a população toda”. Para a vice-diretora da Escola Municipal Dr. Pedrosa, Adriana Marotta, “o programa é de grande valia para a comunidade, já que, às vezes, muitas pessoas acham difícil ir até Ouro Preto para fazer esses serviços básicos que a Câmara oferece. As pessoas esperam muito por esse momento, é bem interessante e positivo”.

Melhorias na estrada

A Câmara Itinerante também leva a reunião dos vereadores a cada distrito ouro-pretano, e a comunidade tem a oportunidade de fazer solicitações. O técnico em mecânica e vice-presidente da Associação de Moradores de Santo Antônio do Leite, Raimundo Nonato, questionou sobre a via de acesso a Santo Antônio de Leite para Engenheiro Corrêa. “Quando não está chovendo temos uma poeira muito forte, nós temos moradores beirando a estrada, e não tem meio-fio e acostamento. Então, nós reivindicamos que a Prefeitura e o DEER [Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais] fizessem uma pavimentação nesse local para dar mais conforto”.

A situação do trecho questionado já está sendo acompanhada pelos vereadores e foi apresentada pelos edis ao DEER na última sexta-feira (24), como explicou o presidente da Câmara, Wander Albuquerque (PDT). “Identificamos que o local pertence ao DEER. Dessa forma, estivemos no órgão, solicitamos a obra de infraestrutura nesse trecho, apresentamos inclusive um projeto da Prefeitura e agora aguardamos o órgão vir a Ouro Preto para termos uma resposta o quanto antes para a realização dessa obra”. A data da visita dos técnicos do DEER ainda será marcada.

O vereador Vantuir Silva (SD) destacou que “apresentamos o projeto do Alto Boa Vista, da estrada que liga Santo Antônio do Leite a Engenheiro Corrêa e o órgão ficou de analisar e marcar uma reunião para dar uma resposta pra resolver o problema. Espero que o órgão se posicione e o Executivo contribua também”.

Ao final da reunião, de acordo com as demandas apresentadas pelos moradores, os edis fizeram duas representações: uma destinada ao Comandante da Polícia Militar de Ouro Preto-52º BPM, solicitando a segurança em Santo Antônio do Leite, com a implantação de um Posto Policial; a outra será encaminhada ao Semae-OP quanto à limpeza do rio da Prata; construção de rede pluvial e captação de recursos e estudos de projetos para construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA). Também foram feitos um requerimento e uma indicação, que serão encaminhados ao Executivo, solicitando informações e melhorias para o distrito.

A próxima edição da Câmara Itinerante acontece no dia 5 de dezembro, terça-feira, em Lavras Novas.