Medalha João Velloso é entregue pela Câmara de Ouro Preto

Criada em 2003, a Comenda João Velloso será entregue pela Câmara Municipal de Ouro Preto nesta sexta-feira (1º), reconhecendo o empenho de cidadãos e entidades na preservação e na recuperação do patrimônio cultural e natural do município. A solenidade será às 19h, no Plenário do Legislativo, e também será transmitida pela fanpage da Câmara no Facebook.

Brigada 1 de Ouro Preto, Domingos Ventura, Gustavo Werneck, Jair Inácio (in memoriam) e Rodrigo Gomes são os homenageados com a Medalha João Velloso. Na categoria Hors-Concours, os agraciados são Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Folia do Divino Espírito Santo de São Bartolomeu; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Irmandade de Nossa do Rosário dos Pretos e Santa Efigênia do Alto da Cruz; e Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia do Antônio Dias. Os nomes foram definidos pelo Conselho de Medalha.

Quem dá nome a outorga é João Batista Ferreira Velloso, médico falecido em 1954, ex-presidente do Legislativo Municipal e prefeito de 1931 a 1936, período em que intensificou a luta pela defesa do patrimônio histórico ouro-pretano. Em 1933, devido aos esforços de João Velloso, a cidade recebeu, do então presidente Getúlio Vargas, o título de Monumento Nacional.