Esportistas e entidades de Ouro Preto recebem Comenda Mérito Desportivo

Na noite do dia 29 de novembro, a Câmara de Vereadores realizou sessão solene para a entrega da Comenda do Mérito Desportivo de Ouro Preto 2017 a atletas, entidades ou cidadãos que tenham contribuído para o engrandecimento do esporte no município de Ouro Preto. Foram eles: Alderico de Castro, Associação Desporto e Lazer, Davi Pereira Lopes, Estácio Fonseca da Costa, Instituto Trampolim, José Raimundo da Silva (in memoriam), Márcio Rodrigues Júnior, Marinalva Maria de Brito e Milton Alves dos Santos.

A Comenda do Mérito Desportivo foi criada por meio do projeto de resolução 15/2017, de autoria do vereador Marquinho do Esporte (SD) e será concedida anualmente. O vereador explicou o que o motivou a prestar esse reconhecimento. “Todo mundo sabe que eu tenho uma ligação muito grande com a área esportiva. Sempre militei nesse setor, no futebol e em outras modalidades. Era um desejo não apenas meu, como da minha equipe, que a Câmara criasse um projeto para contemplar a área esportiva. Com a Comenda do Mérito Desportivo, incentivamos pessoas que contribuem (ou contribuíram) para o esporte em geral na nossa cidade”.

O ex-jogador de futebol Alderico de Castro, de 91 anos, recebeu a homenagem. Ele  passou por categorias de bases de grandes times do futebol mineiro, como Atlético e Vila Nova, jogou em times de Cachoeira do Campo e Ouro Preto, foi treinador e despertou o interesse de várias crianças e adolescentes pelo esporte. “Sou ex-jogador do Atlético, do Vila Nova e joguei na redondeza. Tinha 15 anos quando comecei a jogar futebol e joguei até 70 anos”, contou ele, que estava muito feliz com a homenagem “porque é uma coisa que tenho desde criança que é futebol, eu adoro”.

Para o presidente da Câmara, Wander Albuquerque (PDT), a honraria é mais um importante reconhecimentos aos cidadãos de Ouro Preto. “Nós sabemos da importância do esporte para a formação de crianças, jovens e adultos, então, essa homenagem é extremamente importante. Os vereadores foram muito felizes nas escolhas, tivemos dez homenageados que realmente merecem essa primeira Comenda Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Ouro Preto”.

A atleta Marinalva Maria de Brito, de 44 anos, que também é funcionária efetiva do Legislativo, destacou que “eu fico muito feliz de ter sido lembrada. Graças a Deus, há pessoas que estão vendo meu trabalho, o meu esforço. É muito difícil ser atleta no Brasil, porque não tem patrocínio, apoio, espaço para treinar… Mas busco meus ideais e treinando bastante. Ano que vem tem Mundial na Espanha [Campeonato Mundial de Atletismo de Veteranos 2018) e espero que eu consiga alcançar bons resultados”.

Representando o Executivo municipal, o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Vecchia Guerra, elogiou a iniciativa. “Quero parabenizar a Câmara pela Comenda, é muito importante incentivar o esporte na cidade, não apenas como saúde, mas fator de interação social, criação de lideres, convivência, formação de cidadãos. É extremamente relevante uma comenda dessa para homenagear as pessoas que levam o nome de Ouro Preto e que trabalham com esporte”.

Joel de Lima, o “Dudu”, também foi indicado com a Comenda Mérito Desportivo, mas não pôde participar do evento e receberá a homenagem em outra oportunidade.