Secretária municipal de Saúde presta esclarecimentos na Tribuna Livre

A secretária municipal de Saúde, Eliane Coleta, utilizou a Tribuna Livre na reunião ordinária da última quinta-feira (30). Os parlamentares já vinham solicitando a participação da secretária no Legislativo, visto que queriam saber mais detalhes sobre diversas questões relacionadas à saúde no município.

“A vinda à Câmara, nesse momento, foi importante, porque nós conseguimos trazer um consolidado do que foi feito em 2016 e 2017 e a previsão para 2018. O ano de 2017 foi a ‘arrumação da casa’, no sentindo de colocar as coisas no seu devido lugar e fazer uma releitura da rede municipal de saúde. Identificar os pontos fortes e o que nós precisamos melhorar como proposta de política pública de saúde. Então, nós precisamos alcançar o máximo de população que conseguirmos, considerando os princípios constitucionais de integralidade e do SUS. Baseados nisso, estamos com uma projeção para 2018 de implantar melhorias”, explicou a secretária.

O vereador Zé do Binga (PPS) ressalta que aproveitou a vinda da secretária à Casa de Leis, “mas acredito que a necessidade é muito além de ficar aqui na Câmara fazendo perguntas, falta mais união, trabalho e boa vontade, a população está cobrando é isso”.

Para o presidente da Câmara, Wander Albuquerque (PDT), “é extremamente importante a participação da secretária de Saúde, como de todos os outros secretários na Câmara, para dar esclarecimentos para nós vereadores e, principalmente, para a população de Ouro Preto”.

Diversos vereadores fizeram questionamentos sobre a distribuição de medicamentos; o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), das policlínicas e postos de saúde; convênio com a Santa Casa; além de atendimentos e diversos temas relacionados à pasta. Os edis garantiram que vão continuar cumprindo o seu papel de fiscalizar e declararam apoio às iniciativas que beneficiem diretamente a saúde da população.