Você está em:

Trilha educacional encerra atividades do Vereador Estudante em 2017

E-mail Imprimir PDF

Com duração de dois anos, o Projeto Vereador Estudante encerrou suas atividades do período 2017  com passeio educacional na Travessia do Morro São Sebastião à Pedra de Amolar, nas cercanias do Parque Municipal Cachoeira das Andorinhas e na Mina du Veloso.

 

“A programação de encerramento também faz parte da simulação legislativa, pois é muito importante que todo o político da cidade possa conhecer nossa história de perto, pois assim se pode planejar melhor o futuro”, salientou Pedro Rodrigues, servidor do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e coordenador do projeto. Para a vereadora estudante Giovana Luiza Ferreira Silva, aluna da Escola Municipal Dr. Alves de Brito, “a paisagem é muito bonita, e a gente aprendeu bastante sobre as rochas, a vegetação, a mineração do ouro feita pelos escravos e para quais lados a cidade cresceu”.

A caminhada de 4,5km teve início no Morro São Sebastião, perto do setor de escaladas do Parque das Andorinhas e se estendeu montanha acima, chegando a 1.550 metros de altura, onde, com uma vista privilegiada, os alunos puderam compreender como se deu a origem e a ocupação urbana de Ouro Preto. No trajeto, foi possível encontrar ruínas do chamado “curral de pedra” e ter noções da geologia da região por meio das rochas e de sua formação. Ao norte, podia-se ver prédios de Belo Horizonte e a serra do Caraça. A trilha terminou em uma estrada de terra que leva ao distrito de São Bartolomeu, próximo à rodovia da BR-356 que dá destino a Mariana e BH.

O espeleólogo Gabriel Loureço Carvalho de Oliveira participou do tour dando explicações e respondendo dúvidas. “É bacana poder acompanhar e passar conhecimento para as crianças, explicando como se deu a ocupação de Ouro Preto com a mineração do ouro e a formação do terreno da região por meio do processo geológico”, disse ele, que também é estudante do 6º período de Geologia na Ufop.

O encerramento do projeto aconteceu no dia 29 de novembro. As atividades do Vereador Estudante retornam em fevereiro de 2018, com o início do período letivo após o Carnaval.