Executivo realiza última prestação de contas referente a 2017

Em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, na noite da última quinta-feira (15), a Prefeitura de Ouro Preto realizou, em Audiência Pública, mais uma prestação de contas ao Legislativo. Os dados apresentados são referentes às finanças municipais do terceiro quadrimestre de 2017.

O vereador Geraldo Mendes (PCdoB) lamentou a ausência do povo ouro-pretano. “A falta de participação favorece o crescimento de um preconceito por parte da população que não acredita ou não quer entender a atual questão financeira do município. Com isso, fazem críticas sem buscar entender a realidade, o que de fato está acontecendo”.

Representando a Prefeitura de Ouro Preto, o servidor Edmundo Sales, gerente de contadoria do Executivo, apresentou os números. Para ele, a presença dos cidadãos “pode contribuir com esse processo de controle dos gastos públicos e a eficiência dos gastos efetuados e evitaria os dissabores que temos passado por conta da herança deixada pela gestão anterior, o que dificulta o dia a dia operacional da Prefeitura e reflete diretamente na sociedade, com a ineficiência e falta de alguns serviços por conta da carência de recursos”.

Os números apresentados mostram uma queda na arrecadação de aproximadamente R$50 milhões ao relacionar a receita de 2016 com 2017, além disso, no ano passado, foram pagos um pouco mais de R$20 milhões da dívida deixada pela gestão anterior (que totaliza R$43 milhões). O presidente Wander Albuquerque (PDT) salientou que “a prestação de contas fica disponível no site da Câmara, onde todos podem ter acesso ao que foi apresentado e entender o que realmente está acontecendo. As finanças de Ouro Preto passam por um momento crítico e isso é matemático, basta olharmos o que deixamos de arrecadar e a dívida do gestor anterior que temos a pagar”.

Todas as audiências públicas da Câmara também são transmitidas ao vivo pela sua fanpage no Facebook e pelo site do Legislativo. Além de Geraldo Mendes e Wander Albuquerque, também participou da audiência o vereador Luciano Barbosa (PMDB).

Confira a apresentação produzida pela Prefeitura de Ouro Preto para a audiência.