Evento marca início do Ano do Patrimônio Cultural de Ouro Preto

Na próxima sexta-feira (23), acontece o lançamento do “Ano do Patrimônio Cultural de Ouro Preto: um infinito de possibilidades”, um evento da Prefeitura e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Ouro Preto. Dentro da programação, também está a temática “Água e Ouro Preto patrimônio de todos nós”, com a entrega das obras de restauro do Chafariz dos Contos (que volta a ter a possibilidade de fornecimento público de água, respeitando-se as políticas ambientais), às 19h, e a abertura da exposição “Água e Ouro Preto: patrimônio de todos nós”, às 20h.

Durante a inauguração do restauro do Chafariz dos Contos, haverá apresentações artísticas no Largo do Cinema, gratuitas e abertas ao público. Já a exposição conta o uso da água no decorrer da história de Ouro Preto, com documentos sobre as construções, bem como uma linha do tempo sobre a legislação quanto ao uso sustentável das águas e um histórico dos principais chafarizes da cidade. A exposição será na Sala Manoel da Costa Athaide – Anexo do Museu da Inconfidência, de 24 de março a 29 de abril, e a visitação é de terça a domingo, de 10h às 18h.

O presidente do Legislativo ouro-pretano, Wander Albuquerque (PDT), destacou a importância do município realizar esse evento, que preza pela conscientização do uso da água. “A Câmara de Ouro Preto sente-se honrada em participar desta iniciativa que divulga a água, os nossos chafarizes, principalmente no Ano do Patrimônio Cultural de Ouro Preto. Especialmente, pelo fato de a Câmara, na época chamada de Senado da Câmara, ter sido responsável pela instalação dos chafarizes. Hoje, temos que nos preocupar com a escassez e os problemas do abastecimento que o nosso município enfrenta, mais um motivo de conhecermos essa história”.

A realização da exposição é o resultado da parceria entre a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, e do Museu da Inconfidência (Ibram/MinC), conta com o apoio da Câmara Municipal de Ouro Preto e da Converso Comunicação e o patrocínio da Gerdau e da Valenet.

Além das ações acerca da importância da água, o intuito do Ano do Patrimônio Cultural de Ouro Preto, lei aprovada na Câmara Municipal, é a celebração de diversas datas simbólicas para o município, como os 80 anos de tombamento federal do município, os 280 anos de nascimento do Aleijadinho e os 320 anos da chegada do bandeirante Antônio Dias a Ouro Preto.