Você está em:

Formato da cerimônia do 21 de abril é alterado neste ano

E-mail Imprimir PDF

A cerimônia do 21 de abril, em celebração ao Dia de Tiradentes e de entrega da Medalha de Inconfidência, passará por mudanças neste ano, sendo realizada em duas etapas e em locais distintos. Na praça Tiradentes, será feito o Cerimonial Oficial de Tiros, assim como o hasteamento da Bandeira e a colocação de flores no Monumento a Tiradentes. Já a entrega das honrarias, que exige uma estrutura maior, acontecerá no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

 

 

De acordo o governo estadual, a manutenção de parte da cerimônia na praça visa a preservar as tradições da entrega da maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais, criada pela Lei nº 882, de 28 de julho de 1952, na gestão de Juscelino Kubitschek, a fim de homenagear “aqueles que, de maneira excepcional, tenham contribuído para a projeção e valorização de Minas Gerais”.

A solenidade é realizada na praça desde os anos 1950, mas tem sofrido críticas da população, devido principalmente aos transtornos causados pela montagem dos palcos e fechamento do trânsito. Em maio de 2017, a Câmara Municipal de Ouro Preto promoveu uma audiência pública na qual foi debatida a temática “Festa do 21 de abril nos moldes atuais”. Ao final da audiência, foram feitos alguns encaminhamentos, entre eles, uma representação junto ao governo de Minas para que o formato do evento fosse alterado, além de possibilitar uma maior participação popular. Também foi cogitado que a entrega das medalhas fosse realizada em local reservado e com a utilização de mão de obra local, bem como o direcionamento de convites para os cidadãos locais.

Para o vereador Geraldo Mendes (PCdoB), que propôs a audiência pública no ano passado, “a Festa do 21 de Abril é muito importante para Ouro Preto e para Brasil, uma vez que comemoramos o dia de Tiradentes, o mártir da Independência. Mas, atendendo ao clamor da população, que tinha dificuldades de locomoção durante a organização do evento, após a reunião, fizemos um encaminhamento pedindo que a entrega das medalhas fosse realizada em outro local. Espero que esse novo formato atenda às reivindicações da comunidade”.

A lista dos homenageados de 2018 com a Medalha da Inconfidência ainda não foi divulgada. A solenidade de entrega será neste sábado, às 9h, no Centro de Artes e Convenções da Ufop, e será aberta apenas a agraciados e convidados. A Prefeitura de Ouro Preto ainda não informou sobre o fechamento do trânsito nesse dia.

 

* Com informações da Superintendência de Imprensa do Governo de Minas Gerais.