Você está em:

Câmara Municipal de Ouro Preto concede Títulos de Cidadania Honorária e Diplomas de Honra ao Mérito 2018

E-mail Imprimir PDF

 

O Teatro Municipal – Casa da Ópera foi palco da cerimônia de entrega de Títulos de Cidadania Honorária e Diplomas de Honra ao Mérito, promovida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, na noite dessa quarta-feira (4). Foram 39 personalidades e entidades que receberam o reconhecimento do município, por meio das indicações dos vereadores.


“Eu me sinto muito honrado em ser um cidadão de Ouro Preto. Não é apenas um papel, é um comprometimento que a gente tem, uma responsabilidade maior com a cidade”, afirmou o artista Oscar Araripe, que recebeu o título de cidadania honorária de autoria da vereadora Regina Braga. A reitora da Ufop, Cláudia Marliére, também recebeu a honraria, indicada pelo vereador Geraldo Mendes, e muito emocionada disse: “É um sentimento de orgulho imensurável de poder pertencer a essa população, de fazer parte dessa cultura e desse patrimômio, que tem uma importância não só pra Minas, como para o Brasil. Foi uma cidade que me deu oportunidades, como pessoa, mulher, mãe, profissional.”

O presidente da Câmara, Wander Albuquerque, explica sobre as honrarias. “Com o Diploma de Honra ao Mérito, Ouro Preto destaca e agradece a atuação de pessoas e entidades em prol do nosso município. Já as personalidades que recebem o Título de Cidadania Honorária passam a ser ouro-pretanas, muitas já têm Ouro Preto em seus corações, sendo sua morada há anos.”

O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, participou da solenidade, celebrando os novos ouro-pretanos. “Eu também já recebi o título de cidadão honorário e sei muito bem como isso nos sensibiliza, como toca o nosso coração. Nós que amamos esta cidade somos batizados civicamente como ouro-pretanos por meio dessa distinção da Câmara Municipal.”

“Esta é uma das cerimônias mais emocionantes feitas pela Câmara Municipal. É um privilégio dos vereadores poder conceder essas honrarias a pessoas tão merecedoras, que amam tanto a nossa terra, muitas escolheram aqui para viver ou tiveram passagens por Ouro Preto e que deram contribuições importantes”, salientou o prefeito Júlio Pimenta.

Também receberam o Título de Cidadania Honorária: Adilson Pereira dos Santos; Ana Maria da Silva Coelho; André de Castro Bernardes Barbosa; Anibal Herculano; Antônio Maurício Maciel; Carmelita Barbosa de Moraes; Cláudia Luciene dos Santos; Cláudia Martinha Barbosa; Eurídice Ana Huhn Cristino; Gilmar Rosa Niquini; Haroldo de Paiva Pereira; Jean Lúcio de Souza; José Maria Ferreira; José Silvestre Resende; Luiz Carlos Farid Rahme; Maria Aparecida Fachetti Zurlo; Moacir Sebastião dos Santos; Ronald de Carvalho Guerra; Thiago Fellipe Motta Cota e Winder Rodrigues Pinheiro.

Os Diplomas de Honra ao Mérito foram entregues a Ana Paula Carvalho Barbosa; Associação das Voluntárias da Santa Casa de Ouro Preto; Deolinda Alice dos Santos; Dimensão Social Promoção Humana da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré; Edenir Ubaldo Monteiro; Eli Murilo Araújo; Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto; Francisco Carlos Ferreira; Fundação de Arte de Ouro Preto; José Augusto da Silva; Marbe Geraldo Chagas; Museu Aleijadinho; Pizzaria Satélite; Reinaldo Cotta; Vicente Pedrosa da Silva.

Na oportunidade, foram concedidas, ainda, a Medalha João Velloso a Rodrigo Gomes e a Comenda Beatriz Brandão a Ângela Leite Xavier. A cerimônia também celebrou os 307 da Câmara Municipal, também aniversário da cidade de Ouro Preto, comemorado no dia 8 de julho. Já Francisco Solano da Costa, homenageado com Honra ao Mérito, recebeu o diploma durante a reunião ordinária dos vereadores, na quinta (5).