Audiência Pública aborda projetos e atividades da Secretaria de Cultura e Patrimônio

A Câmara Municipal de Ouro Preto promoveu, na última sexta-feira (24), audiência pública para prestação de contas da Secretaria de Cultura e Patrimônio, referente ao ano de 2017 e ao primeiro semestre de 2018. O secretário municipal de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni, e sua equipe apresentaram os projetos e as ações desenvolvidos pela pasta durante o período.

Foram elencadas algumas obras do setor, como as restaurações: do Casarão, na praça Felipe dos Santos, em Cachoeira do Campo; da Casa de Cultura Negra de Ouro Preto; do Chafariz do Taquaral; da Igreja das Dores; do Chafariz dos Contos; e a finalização do projeto da Igreja de Bom Jesus do Matosinhos. Além disso, as obras da Matriz de Santo Antônio, em Glaura, já estão encaminhadas. Já a Casa João Veloso e a restauração da Igreja São Bartolomeu estão em processo de licitação.

Zaqueu declarou que a audiência “foi uma oportunidade ímpar para esclarecer toda a amplitude das ações e atividades da secretaria, que são trabalhos vastos e englobam diversos setores de grande importância para a cidade de Ouro Preto e seus distritos”. O secretário, ainda, citou a colaboração dos servidores: “a nossa equipe é muito aguerrida, lutadora e abraça todas as causas. Não conseguiríamos realizar todas as ações sem ela”.

“Foi uma prestação de contas muito produtiva. O secretário Zaqueu explicou os gastos que são gerados e apresentou a situação atual da secretaria. É o papel nosso fiscalizar o Executivo e as ações dos secretários”, explanou o vereador Paquinha (PMN). A vereadora Regina Braga (PSDB) ressaltou que “foi uma prestação de contas bem detalhada. Fiquei satisfeita e agradeço a paciência que o secretário teve. Foi feito um retrato completo de todo trabalho que a Secretaria de Cultura e Patrimônio vem realizando”.

Representando o Legislativo, participaram da reunião o presidente Wander Albuquerque (PDT) e os vereadores: Regina Braga (PSDB) e Paquinha (PMN). Representando o Executivo, o secretário de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni, e sua equipe, além de pessoas da comunidade.