Câmara de Ouro Preto realiza reunião com representantes da Vale

A Comissão Especial de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Câmara de Ouro Preto se reuniu, na última terça-feira (4), com representantes da empresa Vale para tratar sobre a produção da mineradora, o retorno das operações da mina de Timbopeba, o projeto Capanema e a gestão de segurança de barragens.

Para o vereador Juliano Ferreira (MDB), presidente da comissão especial, “os esclarecimentos feitos durante a reunião são muito importantes, porque isso vai gerar lucro para o município, por meio da captação de impostos da empresa. Além disso, temos a expectativa de que os munícipes venham a ser atendidos com postos de trabalho dentro da Vale. Aproveitamos para falar dos projetos sociais existentes na cidade e que iremos apresentá-los à empresa como uma forma de contrapartida, uma vez que sabemos que há essas compensações devido à exploração mineral na região. Também discutimos os planos de contingência e emergenciais de segurança em relação à questão das barragens”, explicou.

Outra preocupação dos parlamentares é no tocante à geração de empregabilidade para a população ouro-pretana. De acordo com o gerente de operação de minas da Vale, Juliano Reis,
“o projeto Capanema visa à manutenção dos empregos hoje existentes no complexo, uma vez que os postos de trabalhos que serão criados [para esse fim] serão remanejados de outras operações. A expectativa de geração de empregos é durante a fase de implantação do mesmo. Dessa forma, temos uma expectativa de criação de cerca de 900 a 950 empregos durante a implantação das obras”.

Em relação à segurança segura das barragens da Vale, Juliano Reis destacou que “todas as nossas barragens, não só as daqui o complexo de Mariana, como todas as barragens da Vale, estão em absoluta normalidade com seu atestado de segurança comprovado”.

Os vereadores ressaltaram que continuarão acompanhando a situação da Vale, principalmente quanto à geração de empregos e ao plano de ação de emergência de barragem. Também participaram da reunião os vereadores Chiquinho de Assis (PV) e Vander Leitoa (PV); além do analista de relações com a comunidade da Vale, Wagner Fernandes.