Audiência Pública faz balanço das ações realizadas pela Secretaria de Defesa Social

A Câmara Municipal de Ouro Preto recebeu, no dia 5 de setembro, representantes da Secretaria Municipal de Defesa Social, que prestaram contas da pasta referente ao ano de 2017 e ao 1º semestre de 2018. A secretaria é dividida em quatro departamentos, sendo eles: Fiscalização e Postura; Defesa Civil; Guarda Municipal; e Ourotran. Representantes de cada departamento apresentaram as ações realizadas no período, além dos quadros de pessoal; os equipamentos disponíveis; os projetos de conscientização; as solicitações de serviços; os atendimentos e as necessidades de cada setor.

A vereadora Regina Braga (PSDB), que presidiu o debate, ressaltou que é necessário que a secretaria apresente mais detalhadamente os gastos realizados. “Venho percebendo que algumas secretarias não estão focando nos gastos, eles estão mostrando mais as ações, o que é importante também. Então, pedi para o secretário Ramos que se atenha ao que determina a lei, as pessoas querem ver mais números, prestação de contas, podem falar também sobre o trabalho realizado, mas que falem de forma objetiva”.

O secretário de Defesa Social, Dr. Antônio Ramos explicou que “os números de gastos com pessoal, gastos com veículos e outras despesas da secretaria de Defesa Social, são feitos pela Secretaria de Planejamento e Gestão. A Defesa Social mesmo não teve gasto nenhum, [apenas] o que foi pago do seu orçamento foram as empresas de processamentos de dados de multas de trânsito”.

Para o presidente da Câmara, Wander Albuquerque (PDT), “a Secretaria de Defesa Social é uma pasta imensa e vem sofrendo também, como todas do município, com a queda da arrecadação e do não repasse do Governo do Estado, o que ficou muito claro na apresentação do secretário Ramos. Mesmo nesse momento de crise, é notável as atividades realizadas pelos departamentos da Defesa Social”, disse.

Também participaram da reunião: o coordenador da Defesa Civil, Neri Moutinho; o superintendente de Transporte e Trânsito, Moisés dos Santos; o superintendente da Guarda Municipal de Ouro Preto, Jonathan Marotta; e a representante do Departamento de Fiscalização e Postura, Jackslaine Câmara.