Você está em:

Vereadores de Ouro Preto visitam barragem da Vale em Antônio Pereira

E-mail Imprimir PDF

Na última quarta-feira (13), uma Comissão de Vereadores ouro-pretanos, composta pelo presidente da Câmara, Juliano Ferreira (MDB), e pelos vereadores Vantuir Silva (SD) e Regina Braga (PSDB), visitou a barragem de Doutor, pertencente à empresa Vale, localizada no distrito de Antônio Pereira. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura e os métodos de segurança empregados pela Vale nessa barragem, principalmente após os rompimentos das barragens de Fundão (Samarco), em Mariana, e Córrego do Feijão (Vale), em Brumadinho.

 

 

O presidente da Câmara, Juliano Ferreira (MDB), destacou que “é imprescindível que nesse momento tenhamos o máximo de informações possíveis sobre essa questão das barragens, não só dos riscos, mas também de como são construídas e de como é feito o monitoramento, para entendermos melhor os processos. É importante que façamos essas visitas para tirarmos dúvidas com os técnicos da Vale e, assim, tenhamos uma melhor compreensão do assunto, visto que, após o rompimento das barragens existe uma desconfiança generalizada a respeito da construção de diques”, disse.


A barragem de Doutor utiliza um método diferenciado dos que eram realizados nas barragens de  Fundão e Brumadinho. Nessa barragem, a empresa utiliza o ‘método de alteamento na linha de centro’. “Vimos que é um processo de construção diferente, mas não podemos avaliar se é mais seguro ou não, pois não somos especialistas, mas pude sair da visita com um entendimento muito maior sobre como é feito o processo de segurança e construção dessa barragem”, pontuou Juliano Ferreira.

O vereador Vantuir Silva (SD) também avaliou a visita. “Foi muito importante para conhecermos a estrutura da barragem de Doutor. Não temos a formação técnica, mas vamos adquirindo conhecimento nas apresentações. Pudemos ver que todos os procedimentos solicitados pelo licenciamento estão sendo cumpridos, todas as vistorias que têm que ser feitas mensalmente estão sendo feitas semanalmente para maior segurança”.

Da mesma forma, a vereadora Regina Braga (PSDB) também reforçou a preocupação dos vereadores com a segurança das barragens. “Nós que vivemos próximos às barragens temos que ter essa preocupação, essa cautela. A Casa, nós vereadores, como fiscais do povo, como representantes do povo, estamos entendendo que é importante irmos às barragens para que possamos ouvir das empresas como é o funcionamento e o monitoramento das mesmas. Tem alguém assinando e se responsabilizando pela segurança dessas barragens? Existe um plano de emergência, um plano de fuga, para que vidas não sejam ceifadas? A nossa visita é com esse propósito. Para ver a questão da segurança, dos responsáveis e também conhecer o Plano de Emergência no caso de acontecer algum acidente”.

Ao final da visita, os parlamentares convidaram o gerente da Vale para participar da reunião ordinária do Legislativo e esclarecer à população mais detalhes sobre a barragem de Doutor. Dessa forma, os edis aguardam o agendamento da empresa à Tribuna Livre. Além disso, a Comissão e os demais vereadores ressaltaram que continuarão acompanhando e realizando visitas às barragens do município de Ouro Preto.

Além do presidente do Legislativo, Juliano Ferreira (MDB) e dos vereadores Vantuir Silva (SD) e Regina Braga (PSDB), também participaram da reunião os representantes da Vale: Heloísa Oliveira, gerente de operação de usinas; Wagner Fernandes, analista de relações com a comunidade; e as funcionárias Thaís Oliveira, Gláucia Santos e Fabiana Ibrahim.

Na próxima quarta-feira (20), os vereadores de Ouro Preto vão visitar a Barragem de Marzagão, da empresa Hindalco.