13 pessoas e entidades são agraciadas com Moção de Aplausos na Câmara de Ouro Preto

A terceira entrega de Moções de Aplauso de 2019 lotou o Plenário da Casa Bernardo Pereira de Vasconcelos. Além dos homenageados, familiares e amigos também estiveram presentes na cerimônia, que foi realizada na última terça-feira (2) durante a 38ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Ouro Preto. O vice-presidente da Casa, vereador Paquinha (PMN), destacou que “a Moção de Aplauso é um instrumento que os edis têm para reconhecer a dedicação e o trabalho de cidadãos e instituições no nosso município”.

O advogado Robson de Figueiredo, que representou a OBA Jovem, uma das entidades homenageadas, explicou que a “instituição rabalha para ajudar o novo advogado a ingressar no mercado de trabalho e, para isso, nós nos reunimos sempre e fazemos vários projetos para ajudar o município. Nós também contribuímos com aqueles profissionais que estão com dificuldades de começar a lidar com a área jurídica, que não é muito fácil. E, com isso, essa Moção de Aplauso nos demonstra um reconhecimento muito grande para a nossa Comissão e nos deixa sem palavras para agradecer”, disse.

Já Cristiane Ferreira Caldeira, que recebeu homenagem em nome do Serviço Interprofissional de Atendimento à mulher (Siame), também destacou o significado dessa honraria. “Essa homenagem está sendo muito importante, pois ela é uma forma de a gente divulgar o nosso trabalho que, querendo ou não, é pouco conhecido em nossa sociedade. A violência contra a mulher está tomando uma proporção muito grande e muitas das vezes eles não gostam de denunciar, seja por medo ou dependência econômica. Aqui, em Ouro Preto, nós temos situações de mulheres que moram dentro de imóveis que pertencem a família do companheiro e, por isso, eles não têm coragem de denunciar. E o Siame acolhe essas mulheres dando suporte jurídico, psicológico e até profissionalizante para que elas possam ter sua independência. É um trabalho de formiguinha para que isso aconteça, mas importante que as mulheres tomem consciência que de a Lei existe e que o Siame está aqui para ajudá-las e acolhê-las”, disse.

Os homenageados com a Moção de Aplauso foram: Lanchonete Garapinha, Neide dos Reis Oliveira, Alcoólicos Anônimos de Ouro Preto, José das Graças Moutinho (Jacó), Alcides Delfino Xavier, Rafael Mendonça Rocha, Wagner Luiz Oliveira, OAB Jovem, Projeto Acolher, Anderson Luiz Dias, Irani Socorro Pedrosa da Conceição Coimbra, Levindo Miquelino Peruce Filho e Serviço Interprofissional de Atendimento a Mulher (Siame).

A próxima entrega de Moção de Aplauso será realizada no dia 24 de setembro.