Câmara informa sobre funcionamento do sistema SIGLA e do site da Casa

Confira a nota da Assessoria de Tecnologia e do Departamento de Tecnologia da Informação da Câmara Municipal de Ouro Preto sobre o funcionamento do Sistema SIGLA e do Site da Casa.

Histórico do problema nos servidores da CMOP:
No dia 19/05/2020, a equipe do Departamento de Tecnologia da Informação que estava trabalhando remotamente na transmissão da 48ª Reunião Conjunta das Comissões foi informada pela equipe que estava no prédio da Câmara sobre a parada do Sistema Integrado de Gestão Legislativa e Administrativa (SIGLA). O sistema citado é responsável pelo gerenciamento de protocolo, matérias legislativas, sessões, verbas indenizatórias e outros processos legislativos e administrativos da Casa. O SIGLA também sincroniza diversas informações legislativas e de transparência com a página da CMOP (consulta à matérias legislativas e outros). Salientamos que a consulta às normas jurídicas (leis, decretos e outros) não foi prejudicada, tendo em vista que o sistema que gerencia tais normas (SGM) funciona de forma independente e está com funcionamento normal.

Imediatamente, o assessor de tecnologia da Casa se deslocou do local da transmissão para o datacenter do DETI a fim de verificar o que ocasionou a interrupção do sistema. Chegando ao local, foi observado que os computadores servidores que contém os servidores virtualizados da Casa (inclusive o servidor do SIGLA) estava sem funcionamento e que seria necessária avaliação da empresa fabricante dos servidores para diagnóstico do que havia ocasionado o ocorrido.

No dia 20/05/2020 houve abertura de chamado com o fabricante e contratação de serviço de diagnóstico, inicialmente remoto e, não havendo sucesso, o técnico da própria empresa veio ao local. Devido ao período de pandemia, a empresa informou que a visita ao local poderia ser prejudicada e, tendo em vista isso, realmente houve um atraso na vinda do técnico e o diagnóstico foi concluído no dia 16/06/2020, após a visita do mesmo no dia 15/06/2020.

O diagnóstico apontou para a troca de duas peças dos servidores e, a partir disso, as equipes do Departamento de Compras e Patrimônio e do Departamento de Tecnologia da Informação se mobilizaram no processo de orçamento dessas peças, com o intuito de obter a melhor condição possível para a Casa. Vale ressaltar que as peças demandadas, devido aos servidores não serem mais fabricados, não são encontradas facilmente no mercado e, por isso, os orçamentos foram mais trabalhosos. Houve também, concomitantemente, o processo de orçamento do serviço de instalação e configuração das peças, tendo em vista que o mesmo tem de ser feito por empresa especializada.
Finalmente, no dia 25/06/2020 os orçamentos das peças foram concluídos e o processo de compra foi iniciado. O pagamento das mesmas está sendo providenciado e, depois de concluído, iniciará o processo de envio ou retirada das peças (elas se encontram em Belo Horizonte/MG).

Após as mesmas chegarem à Casa, a empresa contratada para o serviço de instalação e configuração será acionada para realizá-lo e, após esse processo, poderemos ter novamente o sistema em funcionamento, bem como o restabelecimento de outros serviços da Casa que estão parados devido a esse problema. É importante salientar que a troca das peças ainda não indica que o restabelecimento será imediato, já que pode ser constatado outros problemas a resolver, e, devido ao tempo que o sistema está parado, no momento que voltar, haverá uma força tarefa com o intuito de atualizar todas as informações do período entre a parada e o restabelecimento.
Frisamos que o Departamento de Tecnologia da Informação, o Departamento de Compras e Patrimônio, a Diretoria Geral e a Presidência da Casa estão trabalhando incessantemente para a resolução mais célere possível do problema aqui descrito.

Ouro Preto, 1º de julho de 2020.