Trevos vão receber melhorias ainda este ano, garante DENIT

Trevos vão receber melhorias ainda este ano, garante DENIT

Na última segunda-feira, 23, o presidente da Câmara Wanderley Rossi Kuruzu e o deputado federal Virgílio Guimarães, ambos do PT, juntamente com líderes comunitários, conseguiram do coordenador geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes – DENIT – em Minas Gerais, Sebastião de Abreu Ferreira, a garantia da realização de obras para a melhoria dos trevos que dão acesso a Rodrigo Silva e Bocaina e a Amarantina. “As obras não são uma promessa, mas um compromisso firmado com o município de Ouro Preto e serão relizadas neste ano”, declarou Sebastião Ferreira.

Além dos petistas, participaram da reunião o assessor do vereador José Maria Germano, do PMDB, Joaquim Oscar Germano, e os representantes das associações de moradores de Rodrigo Silva e da Bocaina, Manoel de Paula e Juarez de Paula Leite, respectivamente. A audiência foi marcada a pedido do deputado federal Virgílio Guimarães, que acompanhou a delegação ouro-pretana no encontro.

Atualmente, os trevos de Rodrigo Silva e Bocaina e de Amarantina apresentam uma série de problemas relacionados à segurança dos pedestres e motoristas que utilizam essas vias de acesso às localidades. “Nessas áreas ficam os pontos dos ônibus que transitam pela rodovia e, como não há acostamento nem sinalização, um acidente grave pode acontecer a qualquer momento”, explicou Juarez Leite. A melhoria dos trevos é uma das reivindicações mais antigas das comunidades da região. O prefeito Ângelo Oswaldo, do PMDB, já colocou a Prefeitura à disposição para uma parceria com o DENIT.

Projeto Sorria

Depois da audiência com o coordenador do DENIT, o presidente da Câmara de Ouro Preto apresentou ao deputado Virgílio Guimarães uma reivindicação de verbas para construir e equipar duas novas unidades do Projeto Sorria: uma na Bocaina e outra em Lavras Novas. O deputado garantiu que ainda em 2006 irá destinar cerca de R$ 180 mil para atender o pedido, através de emenda parlamentar individual.

A secretária da Associação de Moradores da Bocaina, Maria José Xavier, disse que a unidade a ser criada na localidade deve beneficiar cerca de 300 crianças, que hoje precisam se deslocar até Cachoeira do Campo para receber atendimento odontológico. Para Virgílio Guimarães, a ocasião representa uma oportunidade de realizar um desejo que tinha há algum tempo. “Estamos pleiteando recursos maiores para o Projeto com a Petrobras, mas enquanto esse dinheiro não sai, resolvi apresentar uma emenda ao Orçamento da União para atender a um pedido do vereador Kuruzu e do doutor Aluísio Drummond”, afirmou.

Governo Lula

Segundo Kuruzu, esses são apenas alguns dos importantes investimentos do Governo Federal na Região dos Inconfidentes, dentre tantos outros, como por exemplo, a recuperação do asfalto da rodovia que liga Ouro Preto a Belo Horizonte, o Trem Turístico Ouro Preto-Mariana, os telecentros comunitários, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU, o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, a Farmácia Popular, a reforma do Museu da Inconfidência, os programas de habitação e saneamento básico e a reforma do Ginásio do CEFET. Esta última, por iniciativa do deputado federal Cesar Medeiros (PT).

Publicado por: Assessoria de Comunicação em 27/01/2006