Câmara Municipal de Ouro Preto - 3ª Reunião Extraordinária da Câmara é marcada por pautas relacionadas à pandemia do novo CoronavírusA 3ª Reunião Extraordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto foi realizada nessa quinta-feira (16) e contou diversas pautas ligadas à situação da pandemia do novo Coronavírus em Ouro Preto.

Uma das pautas foi a indicação 43/2020, de autoria do vereador Thiago Mapa (PMN), que será encaminhada à Prefeitura. No documento, o vereador pede que, durante o período de isolamento social e, até que haja o restabelecimento da situação, o Executivo realize a entrega de cestas básicas e kits de limpeza para as famílias carentes do município.

“Sabemos que existem crianças em que a melhor refeição do dia dela é a merenda escolar. Então, sugiro que o Executivo faça cestas básicas com o dinheiro destinado à merenda, já que as aulas não estão acontecendo e que dê preferência ao comércio local na compra dos itens, para movimentar a nossa economia. Acredito que temos conselheiros, diretores e várias pessoas que convivem com essas crianças no dia-a-dia e que fariam uma distribuição justa. Além disso, poderia ser entregue um kit com materiais de higiene, como sabonetes, álcool em gel e máscaras”, disse Thiago.

Já o vereador Wander Albuquerque (PDT) protocolou o requerimento 77/2020, solicitando informações da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio em relação ao compromisso, junto aos empresários e comerciantes da cidade, neste período de pandemia. “Depois que a Prefeitura tomou as devidas precauções, corretamente, como a criação do Hospital de Campanha, preocupando com a saúde e o isolamento social, o qual sabemos da importância e da necessidade, temos que nos preocupar, também, com a economia do município. Por isso fiz esse requerimento, com objetivo de que essa Secretaria tenha tratativas com as empresas daqui. Entendemos que algumas empresas poderiam funcionar, tomando todas as medidas de precaução, com hora marcada, por exemplo. Ou identificar lojas de roupas, calçados e eletrodomésticos da cidade e implantar a compra virtual. São exemplos para garantir as receitas dessas empresas e também os empregos”, destacou.

Ainda durante a Reunião, o vereador Chiquinho de Assis (PV) apresentou uma indicação direcionada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Habitação e Cidadania, solicitando a criação de um Programa Emergencial de Renda Mínima, Alimentação e Apoio aos Trabalhadores Informais. “Nós somos uma cidade que se destaca no mundo como sendo da cultura e do turismo. E vários profissionais trabalham nessa área, como músicos, artesãos dos atores, garçons, camareiras, cozinheiras, quem faz extra com relação ao turismo, que são trabalhadores informais e que agora estão necessitando de um apoio do município. Muitos deles não estão previstos dentro do Cadastro Único, dentro do Bolsa Família porque tinham um renda maior só que, agora, estão com tudo paralisado. É hora da cidade pensar nessas pessoas que estão até passando necessidade. Temos que fazer com que Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Habitação e Cidadania possa enxergar essa demanda social importantíssima nesse momento de pandemia”, pontuou.

Ao final da Reunião, foram aprovadas oito indicações e seis requerimentos. Além disso, um Projeto de Lei e um Projeto de Resolução foram distribuídos às comissões. Acompanhe as Reuniões pelo Facebook, YouTube e site da Câmara. Lembrando que a Casa segue com as atividades suspensas por tempo indeterminado, de acordo com a Portaria 13/2020.

Anterior Câmara de Ouro Preto irá realizar Reunião Extraordinária nesta quinta-feira