Câmara Municipal de Ouro Preto - Agendamento online para emissão de identidades será iniciado na próxima sexta-feira (09)A partir da próxima sexta-feira (09), o agendamento para a emissão de documento de identidade no Posto de Identificação da Câmara Municipal de Ouro Preto  acontecerá exclusivamente online, através do sistema do governo estadual, por meio do site cidadão.mg.gov.br.

Assim que disponível, o agendamento será renovado todos os dias úteis, de segunda à sexta-feira, a partir das 15h, quando serão liberadas 14 vagas para o dia posterior.

Como acessar a plataforma

Caso seja sua primeira vez utilizando a plataforma, será necessário criar uma conta. Para isso, basta clicar em  “crie sua conta gov.br” e selecionar a opção “número do cpf” e seguir todos os passos recomendados, adicionando os dados pessoais solicitados.

Com a conta criada, basta acessar o painel do site e procurar, do lado esquerdo da tela, a opção “emissão de carteira de identidade”. Após selecionar esse menu, vá até “agendar emissão de Carteira de Identidade (1ª via)”  ou segunda via, se for o caso. Depois selecione “Ouro Preto” no menu de municípios, e após a unidade de atendimento: Posto de Identificação da Câmara Municipal de Ouro Preto. Logo abaixo escolha a data e horário disponíveis, que estarão em verde no calendário. Depois de selecionar o melhor horário disponível, preencha os dados pessoais solicitados e clique em agendar.

Taxa DAE
Vale ressaltar que a 1ª via é emitida de forma gratuita, porém, em caso de segunda via do documento, após realizar o agendamento, será necessário emitir a taxa de Arrecadação Estadual (DAE), no valor de R $78,88. Para isso, basta clicar na opção “Emitir Taxa”, no aplicativo ou no site, preencher as informações necessárias, clicar em “Avançar” e escolher uma das opções entre: “Copiar Código” (para pagar no site ou aplicativo do seu banco) ou “Baixar Taxa em PDF”, para pagar e emitir o comprovante de pagamento.

Documentação necessária

-Comprovante de endereço atualizado;
– 2 fotos 3×4 recentes;
– Solteiros: Certidão de Nascimento original e LEGÍVEL.
– Casados: Certidão de Casamento ORIGINAL e LEGÍVEL.
– Separados, Divorciados e Desquitados: Certidão de Casamento com Averbação ORIGINAL e LEGÍVEL.
-E o Comprovante de pagamento da taxa DAE em caso de segunda via.

COVID-19

A confecção será realizada respeitando o intervalo de uma hora entre um atendimento e outro, sendo produzidos 14 documentos por dia, 70 por semana.

Além disso,  haverá um sistema de recepção na janela lateral ao CAC e somente poderá ficar no hall de entrada da Câmara o cidadão que estiver sendo atendido no horário previamente agendado. Vale destacar, que na entrada será feita a aferição de temperatura corporal dos usuários, e será obrigatório a utilização de máscara e álcool gel.

O presidente da Câmara, vereador Luiz Gonzaga do Morro (PL), lembrou que o serviço é muito requisitado pela população ouro-pretana. Ele destacou ainda que o novo sistema online é uma forma de otimizar o serviço. “Reconhecemos a importância do serviço e pedimos a compreensão da população, pois a procura pelo documento está grande, devido à demanda reprimida, provocada pela pandemia da Covid-19. Agora, esse agendamento pelo site é uma forma de modernizar e melhorar o atendimento, acreditamos que vai facilitar a vida do ouro-pretano”, destacou.

Mais detalhes disponíveis na aba “Carteira de Identidade”

Anterior Entrega dos títulos de “Cidadão Honorário” e “Honra ao Mérito” acontecerá nesta quarta-feira (07)