Apoio ao Congado é tema de Tribuna Livre da Câmara de Ouro Preto

Câmara Municipal de Ouro Preto - Apoio ao Congado é tema de Tribuna Livre da Câmara de Ouro PretoA reunião ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto, dessa quinta-feira (24), contou com a participação de Rodrigo Alvarenga dos Passos, primeiro capitão da Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário, na Tribuna Livre, a fim de tratar da necessidade de apoio logístico aos grupos de Congado do município. Manifestação cultural tradicional em Ouro Preto, os grupos de Congado misturam e reavivam cultos católicos e africanos em representação à coroação do rei do Congo.

Segundo Rodrigo, “o que pedimos é um apoio logístico, ou seja, que a Prefeitura nos dê um suporte com o transporte, três ou quatro vezes por ano para cada grupo de Congado, não só o meu, mas também para outros dentro do município”. O vereador Chiquinho de Assis (PV) concorda que “essas pessoas são responsáveis pela manutenção da nossa cultura, então, o mínimo que o governo pode oferecer é esse apoio logístico no transporte e o que podemos fazer é cobrar para que seja executado”.

Para o vereador Paquinha (PMN), todos os grupos de Congado precisam receber o apoio do município devido à importância para a cultura ouro-pretana, bem como representam Ouro Preto inclusive nacionalmente. “Os grupos de Congado não podem ficar sem transporte, porque é Ouro Preto que está sendo representado. Tenho certeza que a Prefeitura irá apoiá-los, uma vez que o Congado faz parte da nossa cultura, da nossa arte”, apontou.

“Acho de extrema importância o Executivo ajudar aos grupos, uma vez que além de fazerem parte da cultura da nossa cidade, também fomentam o turismo, o que contribui para a economia do município. Dessa forma, vamos nos empenhar ao máximo para podermos levar as reivindicações apresentadas”, explicou o vereador Juliano Ferreira (MDB).

Nesse sentido, foi formada uma comissão especial, composta pelos vereadores Alysson Gugu (PPS), Juliano Ferreira (MDB), Luciano Barbosa (MDB) e Marquinho do Esporte (SD), para acompanhar a situação do fornecimento do transporte aos grupos de Congado.

Anterior Câmara aprova projeto de lei para aquisição de consultório oftalmológico