Aprender sobre política pode ser divertido

O Plenarinho é o novo site criado pela Câmara dos Deputados para que crianças e jovens do País inteiro possam acompanhar as atividades realizadas na Casa e o trabalho dos parlamentares. O projeto que foi lançado no início de agosto pretende ser um espaço informativo, em que os pequenos cidadãos possam desenvolver o pensamento crítico.

O endereço eletrônico infanto-juvenil surgiu a partir de um projeto de funcionários que venceram o concurso Câmara em Ideias. A sub-coordenadora do Plenarinho, Déborah Achcar, diz que depois de aprovada a ideia inicial, foram reunidas pessoas de diferentes áreas para estabelecer as diretrizes do projeto. “E por fim, foi criado um grupo para desenvolver o produto e coloca-lo à disposição do público”, explica.

Desenvolvido também para servir como apoio nas atividades em sala de aula para os alunos do ensino fundamental, o Plenarinho foi elaborado com uma linguagem didática e atrativa. Os jogos e a interatividade que o site proporciona tornam divertida a tarefa de aprender sobre política, história e meio ambiente.

“Vamos trabalhar com seis seções fixas: Câmara, Deputados, Notícias, Educação, Seu Espaço e Brasil”, diz Déborah Achcar. Notícias, por exemplo, traz tópicos atualizados diariamente sobre o que está acontecendo na Câmara e que diz respeito ao público alvo, como reuniões de comissões, discussões dobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, exposições de arte.

Em Seu Espaço, os internautas podem participar de atividades lúdicas, jogos de pergunta e resposta, fórum de debates e sala de bate-papo, dirigida e moderada para temas educativos.

Segundo Déborah, o trabalho de elaboração e atualização do site, que já conta com 220 visitas diárias, é feito em parceria com todas as mídias da Casa. “É uma página dinâmica e ainda há muitas áreas por explorar”, afirma.

O webdesigner e ilustrador do Plenarinho, Leif Bessa, diz que a internet é um veículo promissor e acessível para as crianças. “É interessante a utilização do site como um acréscimo cultural”.

Para conhecer o Plenarinho é só acessar a página www.plenarinho.gov.br

Por Ana Guerreiro
Da Assessoria de Imprensa do Interlegis