As inscrições são feitas diretamente no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), que funciona no hall de entrada do Legislativo, de 7h às 18h. Para efetivar a inscrição, os interessados devem comparecer munidos do comprovante de matrícula, comprovante de endereço, identidade ou certidão de nascimento, uma foto 3×4 e apresentar documento dos responsáveis (caso tenha menos de 18 anos).
O Parlamento Jovem é voltado à conscientização da juventude sobre a importância da política com ética, moral e comprometimento e proporciona aos jovens do Ensino Médio a oportunidade de realizarem plenárias de deliberações para debater assuntos de interesse social. Criado em 2012, o objetivo é contribuir com a formação política dos estudantes e proporcionar uma construção de argumentos com embasamento político sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e Estadual. Além disso, incentiva o envolvimento dos alunos em situações práticas do cotidiano político.
Essa é uma ação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com Câmara Municipal de Ouro Preto, via CAC, e a Ufop, pelo curso de Direito e o Núcleo de Direitos Humanos, além da PUC Minas.