Audiência Pública debate centralização de cursos do EJA

Audiência Pública debate centralização de cursos do EJA

Câmara Municipal de Ouro Preto - Audiência Pública debate centralização de cursos do EJA

Vereador Léo Feijoada (PSDB) presidiu a Audiência

Alfabetizar e incluir na sociedade jovens e adultos que não completaram o ensino básico em idade apropriada por qualquer motivo são os objetivos do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Na última segunda-feira (6), foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Ouro Preto uma Audiência Pública para discutir a situação atual do projeto no município.

 

Em Ouro Preto, o programa funciona nas escolas municipais Juventina Drummond, Hélio Homem de Faria e Isaura Mendes e atende, atualmente, a cerca de 90 estudantes com idade entre 17 e 65 anos. Todavia, alguns alunos estavam receosos sobre boatos acerca do fim do projeto em Ouro Preto. De acordo com a secretária municipal de Educação Marcília Chaves, a ideia não é encerrar o EJA e sim centralizar as turmas em um único local. “Ninguém vai ficar sem estudar. Queremos unificar as turmas, para obtermos uma melhoraria na qualidade da educação”, garantiu.

O vereador Léo Feijoada (PSDB) apresentou posição contrária à unificação. “Não queremos o fechamento do EJA nos atuais bairros; principalmente, pelo fato do deslocamento desses alunos para outra instituição. Queremos mais tempo para a reorganização do EJA”, afirmou o vereador.

Os alunos do EJA e os interessados em geral terão até a próxima sexta-feira (10) para fazerem a pré-matrícula para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, na Formação Inicial e Continuada com o Ensino Fundamental (PROEJA – FIC). As aulas acontecerão no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – campus Ouro Preto e atenderão a cerca de 260 estudantes da região, com turmas do 6° ao 9° anos.

Durante a Audiência Pública, foi formada uma comissão para avaliar se a pré-matrícula dos discentes está sendo feita corretamente. O grupo é composto pelo vereador Luiz Gonzaga (PR); pela secretária de Educação, Marcília Chaves; pelo diretor da Escola Municipal Isaura Mendes, José César de Souza; e pela diretora da Escola Hélio Homem de Faria, Maria do Carmo Gomes.

Anterior Vereadores analisam projeto de uso e ocupação do solo

Deixe O Seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.