Bombeiros voluntários e rádio Itatiaia são temas de Tribuna Livre

Câmara Municipal de Ouro Preto - Bombeiros voluntários e rádio Itatiaia são temas de Tribuna Livre

Tenente Toledo e vereador José Maria durante a reunião da Câmara

06/02/2014

Na reunião do dia 6 de fevereiro, a Câmara de Ouro Preto recebeu o Tenente da Companhia de Bombeiro Militar de Ouro Preto, Márcio Gustavo Toledo, e o radialista da Itatiaia Ouro Preto, Antônio Carlos de Souza. Eles participaram da Tribuna Livre.

O Tenente Toledo falou sobre os perigos do trabalho voluntário em operações de resgate. “É muito bonito salvar vidas, mas o fato complica-se a partir do momento que o serviço é mal feito”, alerta Toledo. A participação o militar na reunião da Câmara foi motivada pela Indicação de autoria do vereador José Maria Germano (PSD), aprovada em 2013. Por meio da proposição, o parlamentar solicitou atenção ao distrito de Cachoeira do Campo e região. “Cachoeira do Campo possui cerca de 15 mil habitantes”, afirma Toledo ao ressaltar que é necessário número mínimo de 30 mil habitantes para originar uma corporação do Corpo de Bombeiros. “Podemos ter um sub-Destacamento do Corpo de Bombeiros no local”, sugere o Tenente.  Toledo falou também sobre a necessidade de uma nova sede para o Corpo de Bombeiros em Ouro Preto.

O radialista Antônio Carlos abordou um dos principais questionamentos da reunião da Câmara de terça-feira: a relação dos veículos de comunicação com a Prefeitura Municipal. “Nós temos contrato com a Prefeitura, mas a rádio Itatiaia Ouro Preto não é submissa ao Poder Público”, pontua Antônio. Sobre o aumento do valor do contrato entre a rádio e a Prefeitura de Ouro Preto para R$ 360 mil por ano, o radialista afirma que é a lei do mercado. “Foi uma proposta da rádio Itatiaia. O contrato anterior não contemplava a cobertura de determinados eventos que a comunidade procurava. A Prefeitura patrocina a cobertura da Taça BH, da Copa Estrada Real e de outros eventos que são do calendário de Ouro Preto”, afirma. “É questão de mercado. Se você comprava meio caminhão de laranja no ano passado e nesse ano passou a comprar um, você tem que pagar o dobro dele, é natural”, simboliza o radialista.

Indicação – Durante a mesa reunião, os parlamentares aprovaram a Indicação de autoria do vereador Chiquinho de Assis (PV) que solicita que o Município organize reuniões para que se inicie de forma participativa a elaboração de uma Política Pública para o Esporte Especializado da nossa região.

Anterior Comissão Especial é nomeada para acompanhar reivindicação da Associação dos Barraqueiros