Câmara amplia serviço de emissão de identidades

Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara amplia serviço de emissão de identidades

Atendendo as necessidades da população ouro-pretana, a partir da próxima sexta-feira (19), a oferta de emissão de carteiras de identidade em Ouro Preto será ampliada para 12 documentos por dia, totalizando agora 60 RG’s por semana. Além disso, o agendamento passará a ser às sextas-feiras, de 8h às 12h.

O serviço, oferecido pelo Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal, é muito requisitado pela população da cidade e ficou cerca de 10 meses suspenso, devido à pandemia do COVID-19, o que gerou uma grande demanda reprimida na cidade. O procedimento foi retomado no dia 20 de janeiro e estavam sendo confeccionadas 6 identidades por dia, sendo 30 por semana.

“Nesse primeiro mês de retorno desse serviço percebemos uma alta demanda reprimida, milhares de ouro-pretanos estão precisando muito do documento, e nós como representantes do povo não podemos deixar de contribuir e atender a essa necessidade. Por isso, agora vamos duplicar a quantidade, passando de 6 para 12 identidades por dia. Como a procura está grande a linha de telefone está ficando congestionada e a demora está sendo maior. Porém, reafirmo meu compromisso com esse serviço e assim que o cenário pandêmico apresentar uma melhora pretendemos aumentar ainda mais a oferta para que possamos atender a todos”, ressaltou o presidente da CMOP, Luiz Gonzaga.

Procedimento

O serviço de emissão de carteiras de identidades foi retomado pela Câmara mediante a diversas diretrizes, devido aos protocolos de prevenção e contenção ao COVID-19.

Com isso, poderão ser emitidas doze carteiras de identidade por dia, de segunda a sexta-feira, totalizando 60 documentos por semana.

As marcações acontecerão às sextas-feiras, de 8h às 12h, através do telefone (31) 3552-8527.

Neste período atípico, como o serviço está sendo ofertado de forma reduzida, ele será exclusivo para pessoas residentes em Ouro Preto e só será aceita uma marcação por ligação.

A confecção será realizada respeitando o intervalo de uma hora entre um atendimento e outro. Além disso,  haverá um sistema de recepção na janela lateral ao CAC e somente poderá ficar no hall de entrada da Câmara o cidadão que estiver sendo atendido no horário previamente agendado. Vale destacar, que na entrada será feita a aferição de temperatura corporal dos usuários, e será obrigatório a utilização de máscara e álcool gel.

Ressaltamos que a procura pelo serviço está alta, por isso as linhas de telefone estão ficando congestionadas e o prazo para conseguir a marcação está maior.

Documentos Necessários

– Comprovante de endereço atualizado;

– Solteiros: Certidão de Nascimento original e LEGÍVEL.

– Casados: Certidão de Casamento ORIGINAL e LEGÍVEL.

– Separados, Divorciados e Desquitados: Certidão de Casamento com Averbação ORIGINAL e LEGÍVEL.

– 2 fotos 3X4 RECENTES.

– DAE (Documento de Arrecadação Estadual) pago no valor de R$74,23 (setenta e quatro reais e vinte e três centavos), no caso da segunda ou demais vias da Carteira de Identidade.

*A emissão da 1ª via da Carteira de Identidade é gratuita.

O CAC

Desde 2005, a Câmara Municipal de Ouro Preto possui parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais para realizar a emissão de Carteiras de Identidade por meio do Posto de Identificação do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).

Anterior Valorização cultural e educacional entram em pauta