Câmara apoia ações de prevenção a gripe A e dengue

Ariosvaldo e a equipe da Saúde na Tribuna LivreO combate a doenças norteou os debates durante a Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto, dessa terça-feira (27). O espaço democrático da Tribuna Livre foi utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde para apresentação de informações sobre duas enfermidades que têm preocupado os brasileiros: a influenza A ou H1N1 (popularmente conhecida como ‘gripe suína’) e a dengue.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vânia de Araújo, e professor do Departamento de Ciências Médicas da Ufop, Marcelo Pascoal – membros do Comitê Estratégico e Científico de Atenção Epidemiológica do município –, explanaram sobre a evolução do vírus causador da influenza H1N1, citando os principais meios de contágio, sintomas e formas de combate à doença, além de exporem o seu quadro epidemiológico em Ouro Preto. Pascoal destacou, ainda, “a vacinação é a mais eficiente estratégia de prevenção da infecção. A única contraindicação absoluta é para quem tem alergia a componentes do ovo”.

De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Aparecida da Silva, a campanha de vacinação em Ouro Preto está transcorrendo com o saldo positivo. “Mais de 19 mil pessoas já foram vacinadas no município. Isso quer dizer que os nossos níveis de cobertura estão dentro do preconizado pelo Ministério de Saúde: acima de 80% da população em todas as faixas etárias. O que nos preocupa no momento são as gestantes, que devem comparecer aos postos de saúde para se imunizarem”, salientou.

A campanha de vacinação contra a gripe A teve início no mês de março, e a previsão é de que seja estendida até 21 de maio. A Câmara Municipal de Ouro Preto também faz parte dessa campanha. O Legislativo cede o hall de entrada da Casa para ser usado como posto de imunização no Dia Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1 para cada etapa da imunização. Tal ação já foi feita no dia 10 de abril e deve acontecer novamente em 8 de maio. “É uma estratégia que deu certo na campanha contra a rubéola. Novamente estamos com essa parceria em relação à gripe H1N1. Isso nos ajuda bastante, porque a Câmara é localizada na área central da cidade e possibilita que moradores e também turistas possam se vacinar”, explicou a coordenadora de Imunização.

Combate à dengue

O combate à dengue também pautou as discussões durante a Tribuna Livre da Câmara. O coordenador da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Ricardo Martins Fortes, falou sobre as ações preventivas contra a disseminação do mosquito Aedes aegypti que estão sendo tomadas em Ouro Preto. “Nós temos feito, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, um trabalho de mutirão de limpeza, o ‘Todos contra a dengue’, e também promovemos palestras em escolas, além do tratamento domiciliar e do levantamento de índice de infestação do mosquito transmissor da doença”, afirmou.

“A gravidade tanto da gripe suína quanto da dengue tem assustado muita gente. Acho muito importante a presença da Secretaria de Saúde na Casa para esclarecer à comunidade sobre os sintomas e as ações para se prevenir contra as duas doenças, que podem levar até à morte. A Câmara também tem um relevante papel ao ceder o espaço da Tribuna Livre como um meio de informação à população”, concluiu a vereadora Regina Braga (PSDB).

Anterior Vereadores debatem validação do Coderi