Câmara apoia campanha da Ufop que promove doação de cabelos

Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara apoia campanha da Ufop que promove doação de cabelosA Tribuna Livre da reunião ordinária dessa terça-feira (8) recebeu a aluna do 5º período de direito da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) Riani Ferreira Guimarães, que apresentou aos vereadores a campanha do programa Mais Saúde da Ufop: “Fios de Solidariedade”. Idealizada em 2014, a iniciativa promove cortes de cabelos para a doação, assim como a arrecadação de lenços para serem destinados a ONGs, principalmente às mulheres vítimas de câncer.

“O Mais Saúde começou a desenvolver esse projeto com a ideia de trazer, mesmo que de forma mínima, um pouco de conforto para as mulheres e crianças vítimas de câncer. A ideia é unir a comunidade ufopiana e os ouro-pretanos para conseguirmos cabelos e transformá-los em perucas para que possam ser destinados a essas pessoas. Tivemos uma adesão muito grande na nossa primeira campanha, por isso, tornamos esse projeto permanente. Viemos à Câmara com o propósito de conseguir o apoio dos vereadores para fazermos essa campanha ficar ainda maior”, explica Riani.

A vereadora Regina Braga (PSDB) elogiou a iniciativa: “É um projeto fantástico, sabemos da luta de muitas mulheres que, infelizmente, passam por esse sofrimento. Temos que parabenizar os estudantes e os cabeleireiros de Ouro Preto que tiram alguns dias da sua agenda de trabalho para irem até o programa cortar os cabelos de quem está doando. A Câmara tem que apoiar no que puder, e nós vereadores estamos à disposição para somar, ajudar e apoiar”.

Da mesma forma, o vereador Chiquinho de Assis (PV) falou sobre a importância da campanha: “É muito bonito ver mulheres e homens colaborando, doando em forma de uma ação fraternal. Que a gente possa cada vez mais ter ações como essa, que visam a autoestima do ser humano, porque não se trata o corpo, sem se tratar a mente, e a autoestima faz parte de todo um trabalho psicológico”.

A Campanha “Fios de Solidariedade” realiza evento em outubro (entre os dias 18 e 20), mês no qual ocorre a conscientização nacional sobre o câncer de mama, com o “Outubro Rosa”. O evento será amplamente divulgado, entretanto, as doações de cabelos podem ser feitas de segunda a sexta-feira no posto de saúde da Ufop (Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto), de 7h às 18h. Para saber mais informações, acesse a página no Facebook “Fios de Solidariedade” ou ligue para (31) 3559-1957.

Anterior Parlamento Jovem de Ouro Preto participa de Plenária Regional