Prezando pela transparência do Legislativo, o presidente Wander Albuquerque (PDT) destacou que “esse é um compromisso que todos nós, vereadores, temos com a coisa pública e, principalmente, com o povo ouro-pretano que merece saber do trabalho de seus representantes, além dos valores de como o dinheiro público está sendo gasto”. Também presente no ato, o diretor-geral da Câmara, Gilson Graciano Moreira, complementou dizendo que “é uma oportunidade para mostrar à população e aos servidores da Casa a receita e as despesas. Isso também ajuda que o povo a fiscalizar”. As audiências públicas são abertas ao público e transmitidas ao vivo pela internet, sendo mais um canal para o cidadão acompanhar as ações do Legislativo.
Números
No segundo semestre de 2017, foram realizadas 33 reuniões ordinárias, uma extraordinária e 27 reuniões conjunta de comissões. Foram aprovados: 57 projetos de Lei (Complementar, de Resolução e de Emenda à Lei Orgânica) de autoria de vereadores, da Mesa Diretora e do prefeito; 371 representações, moções, indicações e requerimentos.
No período, o valor repassado pela Prefeitura foi R$8.400.658,14, já a quantia liquidada pela Câmara foi de R$9.133.620,09. Importante ressaltar que isso não significa que a Câmara teve um deficit em suas contas, pois havia saldo dos meses anteriores.