Câmara aprova projeto que institui Dia Municipal de Atenção à Pessoa com Lúpus

Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara aprova projeto que institui Dia Municipal de Atenção à Pessoa com Lúpus

Durante a 40ª Reunião Ordinária, realizada na última terça-feira (9), foi aprovado o Projeto de Lei número 180/2109, que institui o Dia Municipal de Atenção à Pessoa com Lúpus, a ser comemorado, anualmente, em 10 de maio.

O projeto é de autoria do vereador Juliano Ferreira (MDB), presidente da Casa, e tem o objetivo de estimular o interesse da sociedade nas campanhas de divulgação sobre o Lúpus e divulgar informações sobre a doença e seus sintomas.

De acordo com Juliano, o projeto foi feito como forma de conscientização, para que o município possa dar atenção especial à doença e, principalmente, as suas formas de prevenção. “Esse projeto visa um processo de conscientização de como as pessoas são afligidas por essa doença que é autoimune que ataca vários órgãos. Ela se manifesta de diversas formas, de pessoa para a pessoa e, se não tiver tratamento adequado, pode levar a óbito. A intenção é divulgar os fatores de risco. Temos recebido muitas reclamações e, infelizmente, há uma demanda alta de atendimento de pessoas com essa doença na cidade”, destaca.

O projeto, agora, segue para sanção do prefeito.

Sobre o Lúpus – de acordo com o Ministério da Saúde, o Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. O nome científico da doença é “Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)”.

Representante da empresa Mainart participa da Tribuna Livre
Atendendo ao requerimento número 64/2019, de autoria do vereador Chiquinho de Assis (PV), o coordenador de operações da Mainart Energética, Wagner Lelis, fez uso da Tribuna Livre para falar sobre a interrupção parcial do canal no distrito de Santo antônio do Salto. “Viemos esclarecer as demandas referentes a ocorrência que teve nas imediações no canal que, consequentemente, culminou na estrada de acesso à comunidade do Salto. A estabilidade do talude está comprovada e confirmada. A população pode ficar tranquila em relação à utilização dessas vias de acesso”, disse.

O vereador Thiago Mapa (PMN) pontuou que “é importante quando a empresa respeita e comparece à Câmara, entendendo que é a Casa do povo, onde levamos respostas para a população. Pontuamos vários questionamentos que foram feitos na reunião com a Mainart no Salto, estávamos eu e o vereador Luciano, representando a Câmara, e que não foram respondidos ainda. A questão da mudança da estrada de local que é um sonho da população, passando para a estrada antiga, que é por cima do córrego, é uma delas”, disse.

Já na Durante a 41ª Reunião Ordinária realizada nesta quinta-feira (11), foram aprovadas duas representações, uma indicação e seis requerimentos. Além disso, também foram aprovados dois projetos em única discussão e em redação final: o projeto de lei 132/2018, que autoriza a agência reguladora dos serviços de água e esgoto e o projeto de lei 181/2019, que aprova a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

A vereadora Regina Braga apresentou um requerimento para ser enviado à Secretaria de Obras solicitando serviços de manutenção na estrada de terra de acesso às comunidades de Engenho Novo e Maciel, no distrito de São Bartolomeu. “Lá nós temos pacientes que fazem hemodiálise e a estrada está péssima, está ruim. Quer dizer, já está doente, já está debilitado e ainda tem que enfrentar essa situação. Fiquei sabendo que as máquinas estiveram lá para atender uma festa, mas não atendeu a comunidade que precisa passar toda sempre pelo local. Então eu pedi a secretaria de Obras e Urbanismo e o Centro Administrativo de Cachoeira do Campo para patrolar essa estrada”, destacou.

Anterior Vereadores entregam títulos de Cidadania Honorária e diplomas de Honra ao Mérito