Câmara auxilia na implantação de polo da Ufop em Cachoeira do Campo

Câmara auxilia na implantação de polo da Ufop em Cachoeira do CampoA população cachoeirense buscou o apoio da Câmara Municipal de Ouro Preto, no final do mês passado, para intermediar a instalação de unidade de ensino à distância da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) no distrito. O local ideal seria no Centro Dom Bosco  (da rede de ensino Salesianos). Todavia, a direção da instituição não havia se disposto a ceder espaço para abrigar dois cursos universitários (Administração Pública e Pedagogia). Os vereadores se dispuseram a auxiliar as negociações entre prefeitura, Inspetoria Dom Bosco e Ufop.

Nesta semana, chegou-se a um entendimento que garanta a implantação de polo da universidade em Cachoeira do Campo. A fim de resolver o impasse, o vereador Flávio Andrade (PV), o prefeito Angelo Oswaldo (PMDB), o vice-prefeito Dimas Dutra e o secretário municipal de Agropecuária, Sebastião Evásio, reuniram-se com a Inspetoria Dom Bosco, no dia 2 de julho, em Belo Horizonte. O problema foi resolvido com a cessão gratuita de duas salas e de um auditório nas dependências do Oratório Dom Bosco para que as aulas dos cursos sejam realizadas no distrito.

De acordo com o vereador Flávio Andrade, a Câmara havia inclusive sugerido a desapropriação dos prédios do Centro Dom Bosco caso não houvesse entendimento com a entidade. “A entrada da Câmara nas negociações com a Inspetoria Dom Bosco – juntamente com a mobilização social e o interesse da prefeitura e da Ufop – foi fundamental para que os Salesianos se sensibilizassem e cedessem o espaço”, avalia Flávio Andrade.

Será feito um contrato de cessão, entre a prefeitura, a universidade e a Inspetoria Dom Bosco, para regularizar responsabilidades no tocante à vigilância, limpeza, pagamento de energia elétrica e manutenção do prédio. O vestibular para os cursos à distância da Ufop de Administração Pública e Pedagogia já foi realizado, as aulas terão início em agosto deste ano no polo de Cachoeira do Campo.

Anterior Audiência Pública define Comitê de Prevenção e Combate a Incêndios