Câmara cobra soluções do Dnit para Rodovia dos Inconfidentes

A situação do acesso ao subdistrito de Coelhos – próximo ao km 63 da Rodovia dos Inconfidentes – foi tema de uma reunião realizada nessa quarta-feira (12) no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Belo Horizonte. Na oportunidade, vereadores de Ouro Preto e representantes de moradores da comunidade apresentaram os problemas do local, onde há um alto índice de acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Na semana passada, durante a Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto do dia 6 de agosto, a comunidade de Coelhos, subdistrito de Amarantina, lotou o Plenário para pedir apoio dos vereadores em busca de soluções para se evitar que novas tragédias aconteçam na localidade. Prontamente, foi marcada a reunião com o superintendente do Dnit em Minas Gerais, Sebastião Donizete de Souza.

Segundo a presidente da Associação de Moradores de Coelhos, Solange Estevam Pereira, a rodovia corta o subdistrito e dá acesso a todas as demandas da comunidade. Nos últimos anos, estão acontecendo vários acidentes, inclusive com vítimas fatais. “Por isso, a comunidade foi à Câmara para pedir apoio aos vereadores para que encontrem, juntamente conosco, uma solução viável e rápida para a nossa comunidade”, explica.

Ciente do problema, o superintendente do Dnit, Sebastião Donizete, afirmou que a melhor solução seria a colocação de redutores eletrônicos de velocidade próximos ao local. Contudo, ele explicou que a burocracia para a licitação de equipamentos dificulta o trabalho do órgão. Segundo Sebastião, o Dnit deve lançar em breve um processo licitatório para colocação de redutores eletrônicos em diversos pontos das estradas mineiras, entre eles a Rodovia dos Inconfidentes, próximo ao acesso para Coelhos.

O superintendente, todavia, ressaltou que uma ação deve ser feita imediatamente. “A solução definitiva seria a colocação de redutores eletrônicos de velocidade, infelizmente não temos condições de fazê-lo neste instante. Outra alternativa seria a instalação de sonorizadores que geram um impacto grande para o motorista, mas por outro lado causam um incômodo excessivo para quem mora na região porque faz muito barulho. Então, para amenizar esse problema num primeiro momento, a gente vai estudar a colocação de algumas lombadas”, explicou. Sebastião Donizete acredita que os quebras-molas, por serem intervenções mais simples, devem ser instalados ainda em agosto.

O presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, vereador Júlio Pimenta (PPS), está otimista quanto às deliberações encontradas pelo Dnit para a questão da Rodovia dos Inconfidentes próxima à entrada para o subdistrito. “Pedimos ao superintendente uma solução imediata, tendo em vista os vários acidentes que têm ocorrido na área. Ele se prontificou a atender a solicitação até o final do mês com a implantação de quebra-molas no local. Outras reivindicações também serão estudadas, como mudança de localização das placas de sinalização e de posição do abrigo de ônibus. Desde já agradecemos ao Dnit pelo empenho. Estamos muito satisfeitos porque mais uma vez a Câmara cumprir seu papel e aguardamos a solução desse serviço para que possamos comemorar.”, apontou Júlio Pimenta.

Para o vice-presidente da Câmara, vereador Luiz Gonzaga (PR), o encontro foi muito importante visto que já foram encontradas saídas para a questão. “Saímos muito satisfeitos e esperançosos da reunião, porque o superintendente do Dnit se comprometeu que em no máximo 30 dias tomaria providências, com a colocação de algum obstáculo em prol da redução da velocidade na região”, enfatizou o vereador.

Participaram da reunião no Dnit, o superintendente do órgão, Sebastião Donizete dos Santos; o presidente da Câmara, Júlio Pimenta; e o vice, Luiz Gonzaga; além dos representantes da comunidade de Coelhos Solange Estevam Pereira, Maria da Conceição Rosa, Hamilton Rodrigues de Lima, Gentil da Anunciação Gomes e Anderson Martins Pedrosa.

Além das decisões tomadas no encontro, o superintendente do Dnit também marcou uma reunião com os moradores da comunidade com o engenheiro responsável pela área, Alexandre de Oliveira, para sexta-feira (14) em Coelhos. Na oportunidade, será mostrado e discutido o projeto para melhorias na estrada a curto e a longo prazos.

Anterior Secretaria de Educação presta contas na Câmara de Ouro Preto