Câmara conclui trabalhos de 2011 com balanço positivo

Presidente da Câmara de Ouro Preto, vereador Maurílio Zacarias, analisa o ano legislativo de 2011

28-12-11

A Câmara de Ouro Preto finalizou os trabalhos de 2011 de forma positiva. No ano que marcou o Tricentenário de Vila Rica e da Câmara, o Legislativo ouro-pretano analisou, debateu e aprovou 186 Projetos de Lei, em 82 Reuniões Ordinárias e uma Reunião Extraordinária.

A Câmara também apostou em novidades e em releituras de ações que contribuíram para o desenvolvimento do município. Ao longo do ano, o Centro de Atendimento ao Cidadão da Câmara (CAC) confeccionou mais de 4 mil Carteiras de Identidade e emitiu cerca de 2,5 mil Atestados de Bons Antecedentes, por meio do Posto de Identificação.

De acordo com o Presidente da Câmara, vereador Maurílio Zacarias (PMDB), o ano legislativo foi concluído com ações voltadas para as necessidades do município e seus habitantes. “A Câmara avalia que o ano foi positivo. Discutimos e aprovamos projetos importantes para Ouro Preto e, para o ano de 2012, vamos continuar trabalhando em prol da nossa comunidade”, afirma Maurílio.

Por iniciativa da Mesa Diretora 2011-2012 da Câmara, o Projeto Vereador Estudante retomou suas atividades em 2011. O Programa, que é promovido pelo CAC, elegeu 20 vereadores estudantes de 10 instituições de ensino da sede e dos distritos e estimulou a participação dos parlamentares mirins na prática legislativa do município e no exercício da cidadania. A criação do Projeto Escola Cidadã também marcou os trabalhos de 2011 e levou palestras e confecção de documentos pessoais a estudantes do Ensino Fundamental da cidade.

A fim de ampliar o atendimento à população, a Internet Popular, que promove a inclusão digital na sede da Câmara, teve seu horário de funcionamento ampliado para o período da manhã, das 8h30 às 18h. Durante o ano, o Programa registrou mais de 4.400 atendimentos, democratizando o acesso à Internet no município. A Câmara Itinerante, programa da Câmara de Ouro Preto que aproxima o Legislativo dos cidadãos que não moram na sede municipal, percorreu os 12 distritos da cidade em sua terceira edição. Como novidades de 2011, a grade de serviços oferecidos contou com a emissão de 463 CPFs, em parceria com os Correios, e Oficinas de Dança de Rua, Artesanato e Alimentação Alternativa.

Desde o dia 20 de dezembro, os vereadores estão em recesso parlamentar. Os trabalhos serão retomados no dia 2 de fevereiro de 2012, com a realização da primeira Reunião Ordinária do ano. Em janeiro, o atendimento do CAC continua de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para informações sobre a emissão de Carteira de Identidade e Atestado de Bons Antecedentes, entre em contato pelos telefones 0800 285 1110 ou 3551-5700.

Anterior Legislativo realiza Reunião Extraordinária e entra em recesso parlamentar