Câmara dá primeiro passo para profissionalização dos jovens de São Bartolomeu

Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara dá primeiro passo para profissionalização dos jovens de São BartolomeuOferecer uma alternativa de profissionalização e restaurar 30 casarões do distrito de São Bartolomeu são as metas do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios (POEAO), o mais novo projeto de inserção social da Câmara Municipal de Ouro Preto. Na última segunda-feira (22), foi realizada a aula inaugural no distrito.

Na oportunidade, os alunos conheceram a metodologia do projeto, que pretende revitalizar e preservar as fachadas dos imóveis antigos que compõem o conjunto arquitetônico do distrito. Além disso, dinâmicas de motivação e atividades em grupo marcaram a primeira aula do POEAO em São Bartolomeu.

De acordo com o participante do POEAO Ivan de Oliveira Costa, o projeto proporcionará um futuro melhor para os moradores de São Bartolomeu. “Estou muito animado para as aulas, as expectativas são as melhores. Quero sair daqui preparado para o mercado de trabalho”, afirmou Ivan.

Para a professora do POEAO Maria das Graças Ferreira, a Filinha, o curso pretende treinar o olhar dos jovens aprendizes. “Vamos trabalhar com os alunos o novo modelo de pedreiro e pintor restauradores preconizado pelo programa. Começaremos com uma reflexão para moldar esse olhar, que será voltado para a preservação do patrimônio, tanto o natural quanto o histórico”, explicou.

Em São Bartolomeu, vinte alunos foram selecionados para fazer parte do programa. O Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios é uma ação da Câmara Municipal de Ouro Preto em parceria com a prefeitura e o SENAI FIEMG, com apoio da Fundação Aleijadinho, da Samarco e da Hexágono Engenharia.

Anterior Câmara implanta projeto de inclusão social e profissionalização em São Bartolomeu