Câmara de Ouro Preto aprova projeto de combate ao bullying escolar

A vereadora Crovymara Batalha é a autora do projeto

Ouro Preto entra na luta contra o bullying escolar. O projeto de lei nº07/11 que dispõe sobre a inclusão de medidas de combate ao bullying no programa pedagógico escolar foi aprovado nessa terça-feira (22), na Câmara Municipal de Ouro Preto.

O projeto visa a conscientizar, prevenir e combater essa prática nas escolas públicas municipais. O documento agora segue para ser sancionado pelo prefeito Angelo Oswaldo.

O bullying é um termo derivado da palavra inglesa bully que significa ameaçar ou intimidar. A expressão é utilizada para descrever atos de violência física ou psicológica, de modo intencional e repetitivo, praticados por uma pessoa contra outra, com o objetivo de intimidar, agredir ou humilhar a vítima.

Para a vereadora Crovymara Batalha (PMDB), autora do projeto, a ideia é incluir regras contra o bullying no regimento interno das escolas. “Além de prevenir e combater essa prática, pretendemos capacitar os docentes e a equipe pedagógica a implementar ações de discussão, orientação e solução do problema. Outra meta é auxiliar as vítimas a recuperarem sua autoestima, além de envolver os familiares nesse processo”, salientou.

Dados da Pesquisa Nacional da Saúde Escolar (Pense), realizada em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que quase um terço dos alunos entrevistados (30,8%) já sofreu bullying alguma vez. A ocorrência de tal prática foi verificada em maior proporção em escolas particulares, com índice de 35,9%, do que em instituições educacionais públicas (29,5%).

Anterior Parlamento Jovem seleciona escolas que participarão do programa em 2011