Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara de Ouro Preto atende a mais de 10 mil pessoas por meio do Centro de Atendimento ao CidadãoCom projetos, ações solidárias e prestação de serviços, mais de 10 mil pessoas foram atendidas pela Câmara Municipal de Ouro Preto por meio do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) neste ano. “O ano de 2017 foi bastante positivo para o CAC, pudemos retomar projetos e realizar a tarefa de aproximação da comunidade de todo o município junto aos trabalhos do Legislativo e os atendendo por meio dos nossos serviços, tanto na sede, como nos distritos”, avalia o coordenador do setor, Gabriel Neme.

Os números são divididos entre a confecção de carteira de identidade, a maior demanda do setor, que emitiu 6.465 cédulas; em seguida, 1.880 atestados de antecedentes criminais. Os serviços prestados durante a Câmara Itinerante nos distritos, registraram a marca de mais de 6 mil atendimentos. Como novidade, foi incluído o Projeto ID Jovem emitiu 10 carteiras que dão direito a viagens terrestres interestaduais gratuitas ou com desconto para a juventude. Já o grupo da terceira idade foi atendido com a emissão de 438 carteiras de passe livre intermunicipal; o Programa de Atendimento ao Idoso (PAI) também fez 10 atendimentos.

Prezando pela formação política e cidadã, os projetos Parlamento Jovem e Vereador Estudante tiveram, respectivamente, a participação de 70 (sendo que foram certificados 32 jovens) e 18 alunos. O Escola Digital estendeu suas ações para mais dez escolas e instituições, incluindo a Apae. No total, 437 pessoas foram certificadas com o projeto que reestrutura os laboratórios de informática e oferece cursos da área para a comunidade.

Com viés solidário, a Campanha do Agasalho e Natal arrecadou mais de 4 mil peças de roupas e 250 brinquedos, as quais serão doados a creches e comunidades carentes de Ouro Preto. Além disso, todas as escolas públicas municipais da sede foram assistidas com o projeto Câmara Cine, ação que exibe filmes de cunho histórico educativo paras as crianças: 600 alunos participaram das sessões nas escolas e associações, além dos atendimentos nos 12 distritos durante a Câmara Itinerante. O CAC também desenvolve o projeto Cata Pilha, de coleta de pilhas e baterias usadas para dar a destinação correta.

O presidente Wander Albuquerque (PDT) comemora os resultados. “Estamos muito felizes com o balanço das ações do CAC. Otimizamos as atividades e os projetos, com redução dos custos, mas ainda conseguimos estender os atendimentos. Por exemplo, passamos a confeccionar 800 carteiras de identidade por mês, aumentamos o número de escolas e de alunos com o Escola Digital, além do empenho e da participação ativa da juventude com os projetos Vereador Estudante e Parlamento Jovem. Parabenizo a toda a equipe do CAC e convido a população para que usufrua dos serviços do Centro de Atendimento ao Cidadão em 2018”, completa.

Anterior Trilha educacional encerra atividades do Vereador Estudante em 2017