Câmara de Ouro Preto e UFOP realizam aula inaugural do Parlamento Jovem 2017

Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara de Ouro Preto e UFOP realizam aula inaugural do Parlamento Jovem 2017A edição 2017 do Parlamento Jovem (PJ) teve início na última sexta-feira (31) com uma aula inaugural na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Neste ano, a temática a ser trabalhada pela iniciativa é Políticas Públicas nas Escolas.

Em Ouro Preto, o projeto conta com a participação de 30 alunos do ensino médio. A aula inaugural foi ministrada pela doutora em Direito Internacional e professora da Ufop, Tatiana Ribeiro de Souza.

O coordenador do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara de Ouro Preto, Gabriel Barbosa, que coordena as atividades do PJ no município, acompanhou a primeira aula e destaca a importância do programa para a formação política dos jovens. “Nesse primeiro encontro, os alunos, além de conheceram o projeto, puderam aprender sobre o retrospecto histórico da abordagem do tema desse ano, uma temática voltada para os jovens, não apenas como mecanismo do exercício dos direitos de cidadania, mas também para aproximá-los da política”, explica.

O Parlamento Jovem de Ouro Preto é um programa de formação política, que objetiva proporcionar aos jovens um espaço para reflexão sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e Estadual. Visa, ainda, a incentivar o envolvimento dos estudantes em situações práticas de pesquisa e debate no contexto político. A iniciativa é uma ação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com Câmara Municipal de Ouro Preto, via CAC, e a Ufop, pelo Núcleo de Direitos Humanos.

Inscrições abertas
As inscrições ainda estão abertas para o Parlamento Jovem 2017. Adolescentes de Ouro Preto interessados em fazer parte da edição deste ano podem se inscrever no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), no prédio da Câmara, de segunda a sexta, de 7h às 18h.

Podem participar os alunos regularmente matriculados no ensino médio da rede pública ou particular do município. Os documentos necessários são: comprovante de matrícula, comprovante de endereço, identidade ou certidão de nascimento e uma foto 3×4. Para mais informações, ligue para o CAC: (31) 3552-8527 ou 3552-8545.

Anterior CAC participa do Projeto Solidarize-se do IFMG